NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA MULHERES EM LUTA NA CIDADE DE BELÉM, POR OCASIÃO DO 8 DE MARÇO.

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA MULHERES EM LUTA NA CIDADE DE BELÉM, POR OCASIÃO DO 8 DE MARÇO.

Publicado em 10 de Março de 2023 às 09h29

Mais uma vez, assistimos a cenas de violência e truculência da Polícia militar do Estado do Pará, dessa vez contra as mulheres em luta, em pleno dia 08 de março, que marchavam pacificamente em direção à Assembléia Legislativa, com o objetivo de protocolar ofício com suas pautas de reinvindicação àquela casa do povo.

Infelizmente, as mulheres foram recebidas com extrema violência pelos políciais que faziam uma barreira de contenção que impedia o acesso. Fato que merece o total repúdio da Diretoria Nacional do ANDES-SN.

Após um belissímo ato por demacracia, contra a fome e em defesa dos territórios dos povos amazônidas, realizado pelas mulheres na cidade de Belém, a ALEPA, que homenageava mulheres em sessão especial, não se dignou a preparar uma recepção às mulheres que participavam do ato, ao contrário, convocou a tropa de choque para recepcioná-las, inclusive com spray de pimenta, levando uma das participantes a precisar de atendimento de urgência, pois bateu a cabeça e passou mal, durante a ação da polícia.

Na sociedade patriarcal, as mulheres lutam todos os dias por dignidade e respeito, é necessário que o(a)s parlamentares eleito(a)s pelo povo estejam atentos a tais demandas e, sobretudo, não sejam coniventes com essas práticas de violência contra às mulheres já institucionalizadas. Por isso é necessário que os fatos sejam devidamente apurados e as providências tomadas. Esperamos a devida apuração e providências sobre o caso e nos colocamos em total apoio à luta das mulheres paraenses, assim como construimos a luta pelo fim de todas as violências contra as mulheres.

Nossa incondicional solidariedade às mulheres que pacificamente lutavam por seus direitos, inclusive de livre manifestação!

 

Lutar não é crime!

Viva à luta das mulheres!

Brsília (DF), 09 de março de 2023.

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences