CIRCULARES
11 de Junho de 2021

Circular nº 210/2021 - Encaminha a arte do cartaz do 12º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN

 Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, a arte do cartaz referente ao 12º CONAD EXTRAORDINÁRIO do ANDES-SN (Anexos 1 e 2), a realizar-se nos dias 2, 3 e 10 de julho de 2021, que será organizado pela Diretoria Nacional, acontecerá por meio eletrônico, em caráter excepcional e terá como tema “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”.

11 de Junho de 2021

Circular nº 209/2021 - Solicita informações sobre campanhas e ações de solidariedade realizadas pelas secretarias regionais e seções sindicais durante o período de pandemia.

A equipe de imprensa do ANDES-SN está organizando um levantamento sobre campanhas e ações de solidariedade realizadas pelas secretarias regionais e seções sindicais durante o período de pandemia, assim, solicitamos o preenchimento do formulário que segue: https://forms.gle/yPPEvJGMoq5YV1TK9, até o dia 18 de junho (sexta-feira).
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias. 
 

11 de Junho de 2021

Circular nº 208/2021 - Envia nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN de repúdio contra a perseguição a professore(a)s e estudantes da UECE.

           Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN de repúdio contra a perseguição a professore(a)s e estudantes da UECE.

11 de Junho de 2021

Circular nº 207/2021 - Orientações sobre a organização/mobilização do dia 19J.

Depois de um grande dia de luta pelo Fora Bolsonaro no 29M, estamos construindo conjuntamente com a Campanha Fora Bolsonaro e Fóruns o 19J com intuito de reforçarmos a luta contra o genocídio em nosso país. Por isso, conclamamos as seções sindicais do ANDES-SN para construírem as manifestações em suas cidades, regiões e estados. 
O ANDES-SN faz parte da organização do ato no Distrito Federal e estará com um bloco na rua ‘ANDES-SN em luta’ manifestando nossa indignação contra os cortes orçamentários, as intervenções nas Universidades, Institutos e CEFETs e contra a Reforma Administrativa (PEC 32). 
1.      As seções sindicais que enviarem representantes para o ato em Brasília estaremos disponibilizando Kit de segurança sanitária (Máscara PFF2, Protetor Facial Face Schield, óculos de proteção e álcool gel), Kit de mobilização (Camisetas, bonés e bandeiras do sindicato). 
2.      A concentração do ato acontecerá 9h no Museu Nacional. Haverá sinalização da nossa presença no local. 
3.      As seções sindicais que enviarem representantes devem informar à secretaria até o dia 16 de junho, às 18h o nome e contato do(a) professor ou professora para que possamos criar uma lista de comunicação a fim de organizarmos nosso bloco de militantes. 
4.      A imprensa do ANDES-SN fará cobertura ao vivo das 9h às13h pelos nossos canais do Youtube e Facebook com convidados e convidadas, com entradas ao vivo dos atos pelo Brasil, e estendemos o convite para que as seções sindicais possam participar com entradas ao vivo dos atos em suas cidades e locais. Preencher formulário disponível no link:  https://forms.gle/HBGPFSeedLoGWC587
5.   As seções sindicais também poderão solicitar a retransmissão cruzada. Para isso, deverão encaminhar para o e-mail: imprensa@andes.org.br  solicitando a retransmissão, com o nome da Seção Sindical e também o link da página no facebook. Envio até dia 17/06, às 17h.
6.      Da mesma forma, as seções que queriam compartilhar registros em fotografias podem encaminhá-las para o e-mail: imprensa@andes.org.br informando a autoria das imagens com o nome do(a) fotógrafo ou fotógrafa e o local dos atos. 
7.      Em anexo encaminhamos artes gráficas (cards, faixas e cartazes) com o chamamento para o dia de luta. As artes abertas para adaptação das seções estão neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1MScKJgcRCyMaYeUY7jKHXPQFtzoGwPHj?usp=sharing. 
 

10 de Junho de 2021

Circular nº 205/2021 - Envia link de acesso ao vídeo tutorial de passo a passo para uso do sistema de credenciamento para o 12º CONAD Extraordinário

Em complementação a Circular nº 173/2021, que orienta o credenciamento prévio ao 12º CONAD Extraordinário exclusivamente por meio da ferramenta digital (http://credenciamento.andes.org.br), encaminhamos o link de acesso ao vídeo tutorial de passo a passo para uso do sistema de credenciamento: https://www.youtube.com/watch?v=7wVZ1zCUOu4.
           Orientamos que o material seja utilizado como referência pelas seções sindicais no processo de utilização do referido sistema e destacamos que ao final do envio dos documentos no ato do credenciamento seja anotado o número de protocolo fornecido pela ferramenta.
           Aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância do cumprimento dos prazos (o credenciamento deve ser realizado até o dia 24 de junho de 2021) para assegurar o bom andamento dos trabalhos de organização do evento.
 

09 de Junho de 2021

Circular nº 204/2021 - Divulgação da programação de lançamento do novo Manifesto do Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP)

Divulgamos, para conhecimento e ampla divulgação, a programação de lançamento do novo Manifesto do MCTP. O Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP) realiza uma série de encontros virtuais dentro da programação de lançamento de seu novo Manifesto. O debate Produção de conhecimento para uma sociedade justa e igualitária, que ocorre no próximo dia 10, discute questões relativas à apropriação privada dos saberes que são produzidos a partir de pesquisas científicas desenvolvidas com recursos públicos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da ADUnicamp (Associação dos Docentes da Unicamp) no YouTube, a partir das 19 horas.
Aspectos da privatização do conhecimento serão analisados por Soraya Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), universidade na qual também foi reitora, e pelos professores Bernardo Boris Jorge Vargaftig, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo) e José Domingues de Godói Filho, da Faculdade de Geociências da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). A mediação será da professora Cristine Hirsch, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e coordenadora do GT de CeT do ANDES-SN.

Manifesto
A privatização do conhecimento público é um dos eixos do Manifesto do MCTP, lançado em abril (a live de lançamento está disponível no canal do MCTP no YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=4xSGIquggpE). No documento, o Movimento destaca que “impedir a apropriação privada do conhecimento produzido pelas instituições públicas de ensino e pesquisa brasileiras e aqueles produzidos com financiamento público é indispensável para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do País” e defende a chamada quebra de patentes para que a sociedade tenha acesso ao conhecimento gerado.

O Manifesto está disponível no blog ctpublica.wordpress.com e as adesões podem ser feitas por meio do formulário eletrônico, disponível no link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdp8McwLubk4eR_p4pKXP38imwgn4RfJNYUjUQgP_6sNHixog/viewform. 
 Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS