NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO, CLÁUDIO CASTRO (PL), PELO MASSACRE NOS COMPLEXOS DO ALEMÃO E DA PENHA

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO, CLÁUDIO CASTRO (PL), PELO MASSACRE NOS COMPLEXOS DO ALEMÃO E DA PENHA

Atualizado em 29 de Outubro de 2025 às 19h01

Estarrecidas(os), assistimos às cenas de guerra resultantes da "operação Contenção" ocorrida em 28 de outubro de 2025, no Rio de Janeiro, a qual o governador definiu como um "sucesso", escancarando a necropolítica do Estado e a total inépcia para tratar da segurança da população fluminense. A extrema direita se alimenta do caos. É inaceitável a naturalização do extermínio da população pobre periférica, pois é nas favelas que moram as(os) faxineiras(os), as(os) babás, as garçonetes, os garçons, aquelas e aqueles trabalhadoras(es) que servem nos palácios e para as(os) quais é negado direitos sociais fundamentais.

A insegurança e o medo que se instalam a cada operação policial interrompem o cotidiano de famílias, escolas e de unidades de saúde, impondo o terror como política estatal.

Ao mesmo tempo, Castro atua contra a PEC 18/2025 da segurança pública e contra a ADPF das Favelas e, no mês passado, enviou para ALERJ o PL da “Gratificação Faroeste”, aprovada pela maioria da bancada governista, que premia financeiramente as(os) policiais por número de mortes provocadas em confronto. A pressão da população fluminense provocou o recuo do governador que vetou a Lei aprovada.

O ANDES - Sindicato Nacional, em solidariedade à dor das famílias, à classe trabalhadora e ao povo negro, denuncia e repudia veementemente as ações do Governador Cláudio Castro e ratifica a urgência de apuração e responsabilização pelo massacre nos complexos do Alemão e da Penha.

 

Tantas vidas ceifadas não podem ser em vão.

A revolta que mobiliza é fundamental.

A pressão popular nas ruas é urgente.

 

Brasília, 29 de outubro de 2025.

 

Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences