O ANDES-SN manifesta seu mais veemente repúdio aos recentes feminicídios registrados no país, em especial aos casos dos últimos dias, que ceifaram vidas de mulheres de forma brutal e covarde.
De acordo com dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero, somente no primeiro semestre de 2025 foram registrados 718 feminicídios no Brasil, além de 33.999 estupros contra mulheres entre janeiro e junho, uma média alarmante de 187 casos por dia. Esses números revelam o quadro agravante da violência patriarcal que estrutura nossa sociedade e a inaceitável negligência do Estado diante dessa barbárie contra as mulheres.
O Sindicato Nacional reafirma seu compromisso histórico de combate ao machismo, à misoginia e a todas as formas de opressão que desumanizam e negam a existência das mulheres. Reafirma também seu apoio irrestrito às vítimas de violência de gênero e sua luta por políticas públicas que garantam direitos, proteção e justiça.
Manifestamos nossa solidariedade e profundo pesar às famílias, amigas e amigos das vítimas, bem como a todas as mulheres que vivem sob o espectro permanente do medo da violência de gênero.
Exigimos do Estado medidas concretas, efetivas e urgentes de prevenção, proteção e responsabilização dos criminosos, assegurando a plena integridade, dignidade e vida das mulheres.
Que essas mortes não sejam em vão. Que nos mobilizemos, como sociedade e como sindicato, para enfrentar o machismo estrutural, romper com a cultura de ódio e violência, e construir espaços de vida, liberdade e justiça para todas.
Brasília, 5 de dezembro de 2025.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional