O ANDES-SN manifesta sua solidariedade à população de Rio Bonito do Iguaçu e cidades vizinhas no estado do Paraná atingidas por tornados no dia 7 de novembro de 2025, em especial às(aos) familiares das vítimas fatais.
Os tornados destruíram centenas de residências, escolas, teatro, rodoviária, igrejas, ginásios de esporte, prédios públicos, mercados, comércio em geral e atingiram territórios da reforma agrária. Mais de 800 pessoas ficaram feridas e sete, infelizmente, perderam a vida.
Os eventos climáticos extremos são resultantes da crise ecológica e atingem principalmente populações vulnerabilizadas, necessitando de ações como planos de emergência estaduais e municipais para respostas rápidas. O enfrentamento ao negacionismo climático perpassa por ações efetivas de educação ambiental anticapitalista, antirracista e de justiça social, e, tal como apontada na Carta Final da Cúpula dos Povos: com ampla “participação e protagonismo dos povos na construção de soluções climáticas, reconhecendo os saberes ancestrais”.
Nas palavras de Chico Mendes, “Ecologia sem luta de classes é jardinagem!”
Brasília, 19 de novembro de 2025.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional