NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À PROFESSORA JACYARA PAIVA

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À PROFESSORA JACYARA PAIVA

Atualizado em 12 de Janeiro de 2024 às 15h45

NÃO À EXONERAÇÃO DA PROFESSORA E DIRIGENTE SINDICAL JACYARA PAIVA

Nós, da Diretoria do ANDES-SN, solidarizamo-nos e apoiamos, de forma irrestrita, a professora e dirigente do ANDES-SN, Jacyara Paiva, que vem sofrendo um duro golpe por parte da UFES (Universidade Federal do Espirito Santo), que por meio de sua Procuradoria se manifestou, no dia 28 de dezembro de 2023, pela exoneração da docente. A decisão toma em conta processo antiquíssimo, com decisão transitada em julgado em 2021, questionando a forma de seu legítimo ingresso na UFES e que, por manifestação soberana de seu departamento e do Reitor, já manifestara o interesse em manter a docente em seu quadro funcional.

Tal manifestação configura perseguição política à Jacyara Paiva, docente lotada no Centro de Educação, e que foi vice-presidenta da ADUFES até dezembro de 2023 e atualmente é dirigente do ANDES-SN (biênio 2023-2025). É apenas nesse momento que, acirradas tensões postas pelas próprias tarefas sindicais da professora, o processo é reavivado como ameaça de sua exoneração.

Entender que é algo ilegal e regular revolver um processo no estado que se encontra desde 2023 seria perceber, apenas nesse momento, também a omissão dos gestores que deixaram de agir por dois anos sem tomar providência que já deveria ter sido feita, trazendo prejuízo à administração.

As direções da ADUFES-SSind e do ANDES-SN já estão acompanhando o caso, juntamente com suas assessorias jurídicas, para a abertura de diálogo com a Reitoria da UFES, visando a reversão da medida administrativa da Universidade. Nos próximos dias serão divulgados detalhes sobre o caso, assim como os resultados das ações necessárias que já estão em andamento.

Refirmamos nossa irrestrita solidariedade e apoio à professora Jacyara Paiva, quadro histórico da UFES cuja trajetória, luta e militância ganharam relevância nacional no movimento sindical, e, em especial, na luta antirracista dentro e fora das universidades brasileiras.

Solicitamos que as seções sindicais do ANDES-SN manifestem apoio público com notas de solidariedade e manifestações nas redes sociais para a professora Jacyara Paiva e enviem para ADUFES-SSind. Nesse momento, é fundamental unirmos força!

 Na defesa da permanência de Jacyara na UFES!

Não à exoneração!                 

                                  

Brasília(DF), 11 de janeiro de 2024.

                                Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences