NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À CHACINA DO GUARUJÁ

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À CHACINA DO GUARUJÁ

Publicado em 10 de Agosto de 2023 às 16h29

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À CHACINA DO GUARUJÁ

 

 

A Diretoria do ANDES-SN repudia veementemente a ação truculenta e violenta da Operação Escudo, deflagrada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que resultou na trágica morte de 16 pessoas na Baixada Santista no dia 29/07, no Guarujá.  Moradore(a)s das comunidades  e familiares das vítimas afirmam que pessoas inocentes foram retiradas de suas casas e executadas. Essa chacina reforça a persistência de um projeto autoritário e de genocida direcionado às comunidades periféricas,  especialmente  à população preta e  de baixa renda. 

É crucial que o governo Tarcísio de Freitas e a PM-SP sejam responsabilizados, e que ocorram investigações para apurar as circunstâncias dessa que é a segunda maior chacina na história do Estado de São Paulo. O respeito aos direitos humanos, à igualdade e à justiça deve ser o alicerce de qualquer sociedade democrática.

Neste momento de luto e de profunda indignação, é imprescindível que a sociedade se una em prol da solidariedade às famílias das vítimas, exigindo total transparência no processo de investigação da Operação Escudo. Por fim, denunciamos que as ações da PM-SP são reflexo do racismo estrutural, do abuso de poder e da violência policial. 

 

Em defesa dos direitos humanos e da justiça social, e pela desmilitarização da PM!

Contra o extermínio da juventude preta!

 

 

Brasília(DF), 10 de agosto de 2023.

 

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences