NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À POSTURA AUTORITÁRIA E PERSECUTÓRIA DA REITORIA DA UECE

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À POSTURA AUTORITÁRIA E PERSECUTÓRIA DA REITORIA DA UECE

Publicado em 05 de Setembro de 2022 às 18h03

Estudantes, professores e professoras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) saíram às ruas, no dia 29 de agosto, fechando uma faixa da Avenida Silas Monguba, em protesto contra a suspensão da renovação dos contratos de docentes substituto(a)s e temporário(a)s na instituição.

Ao final do ato, estudantes da UECE se dirigiram ao Restaurante Universitário (RU) e, como forma de protesto contra a precária assistência estudantil e à dificuldade de acesso ao RU por parte do(a)s estudantes de baixa renda, distribuíram tickets para membro(a)s da comunidade universitária que, por meio desses, se alimentaram sem fazer qualquer pagamento.

Sobre a manifestação ocorrida no RU da UECE, se eximindo da responsabilidade com ações que têm impactado negativamente tanto no funcionamento da instituição quanto na qualidade da formação ofertada pela Universidade, a Reitoria divulgou nota culpabilizando o(a)s manifestantes por qualquer dano ao erário público, indicando a abertura de processos administrativos contra estudantes envolvido(a)s e ameaçando suspender funcionamento do RU, caso isso venha a ocorre novamente.

A Diretoria do ANDES-SN repudia a postura autoritária e persecutória da Reitoria da UECE e se solidariza com o(a)s estudantes que buscam bravamente rearticular a luta para defender a Universidade Pública e, em especial, a Universidade Estadual do Ceará.

Uma gestão democrática deve prezar pelo diálogo com a comunidade universitária, com quem deve construir coletivamente o enfrentamento dos problemas no ambiente acadêmico. A organização política do Movimento Estudantil é parte legítima do ambiente universitário e assim deve ser respeitada, ainda mais sendo considerada  a insuficiente democracia brasileira.

O ANDES-SN compreende que a Universidade Pública constitui um espaço de construção das liberdades democráticas por excelência. E só poderemos enfrentar um contexto neofacista evitando toda forma de truculência e cerceamento diante de qualquer manifestação e protesto no interior de Instituição dessa natureza.

 

Brasília (DF), 02 de setembro de 2022.

 

 

Diretoria do ANDES Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences