O ANDES-SN manifesta apoio e solidariedade à(o)s indígenas Akroá-Gamela do território de Laranjeiras, localizado no município de Currais-PI, que se manifestaram em ato em frente à reitoria da Universidade Federal do Piauí, no dia 9 deste janeiro, para reivindicar que as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena ocorram no território Gamela.
O ato pacífico ocorreu na manhã do dia 9 de janeiro, após à(o)s indígenas percorrerem 700 km da cidade de Currais até Teresina. A realização do ato expressa a indignação do povo indígena Akroá-Gamela com problemas como acessibilidade, infraestrutura e permanência. A reivindicação da(o)s indígenas é de que o curso deve ser ministrado no território Gamela, valorizando os saberes a serem resgatados/preservados desses povos.
O ANDES-SN apoia a luta da(o)s representantes de comunidades e povos indígenas que se encontram protestando por territorialidade e qualidade, assim como pela afirmação de seus direitos definidos constitucionalmente.
A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS É A LUTA DE TODAS E TODOS NÓS!
EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E TERRITORIAL!
Brasília, 17 de janeiro de 2025.
Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional