NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO AUTORITARISMO DO INTERVENTOR NA UFPB

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO AUTORITARISMO DO INTERVENTOR NA UFPB

Publicado em 31 de Maio de 2021 às 10h41

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AO AUTORITARISMO DO INTERVENTOR NA UFPB

 

Em mais um ato de autoritarismo, desrespeito à comunidade acadêmica e de submissão ao Governo Bolsonaro, o interventor Valdiney Golveia suspende parceria entre a TV-UFPB e o Projeto “UniverCiência” da TVE Bahia, sob alegações de “falta de afinidade às pautas e aos trabalhos desenvolvidos, que se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científicos”[1].

O projeto pioneiro de um programa brasileiro de TV aberta e pela Internet (canal do YouTube), iniciado no ano passado pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), com a parceria da TVE Bahia e diversas Universidades Estaduais e Federais do Nordeste, estreou seu primeiro programa em 22 de maio de 2021, . Na programação, iniciativas de enfrentamento à Covid-19, desenvolvidas por pesquisadore(a)s da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e da Universidade Federal do Ceará[2]. O evento chegou a ser divulgado pela UFPB, em 17/05, mas a matéria já não se encontra disponível na página oficial da instituição[3]. Ainda de acordo com o ofício do gabinete da reitoria, o desligamento da UFPB do programa colaborativo de divulgação científica é “definitivo”.

No UniverCiência do sábado passado, 29/05/2021, pesquisadore(a)s da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) contarão a história do surgimento das vacinas. O programa mostrou também a descoberta do grupo de pesquisadore(a)s da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de um composto capaz de combater as superbactérias, e a pesquisa das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, que proporcionou à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sua terceira carta patente.

Fica patente a “falta de afinidade” do gestor interventor com a pauta proposta de um canal aberto de divulgação científica que valoriza as iniciativas locais, nordestinas, das Instituições de Ensino Superior, onde estudantes, servidores e servidoras público(a)s - docentes e técnico(a)-administrativo(a)s - fazem pesquisa de qualidade, socialmente referenciada e pública.

Repudiamos o ato autoritário com que o interventor, nomeado Reitor da UFPB pelo presidente Bolsonaro, à revelia do desejo da comunidade acadêmica, monocraticamente, decidiu suspender a participação da TV UFPB no UniverCiência.

Conclamamos o Conselho Superior da UFPB a acatar solicitação para reverter o ato antidemocrático e de profundo desrespeito, não só à comunidade acadêmica, mas também à ciência e tecnologia pública e à população em geral.

Pelo respeito e valorização das Instituições de Ensino Superior Públicas e de sua autonomia.

Pela defesa de processos democráticos em todas as instancias das instituições de ensino.

Por um processo autônomo de escolha de reitores e reitoras para as IFES (Universidades, Cefet e Institutos Federais), que se inicie e seja encerrado dentro da própria instituição.

FORA VALDINEY E LIANA, INTERVETORES!

FORA BOLSONARO E MOURÃO!

 

Brasília(DF), 31 de maio de 2021

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences