NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE INTERVENTORA NA UFRA

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE INTERVENTORA NA UFRA

Publicado em 14 de Julho de 2021 às 15h14

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE INTERVENTORA NA UFRA

 

A diretoria do ANDES-SN manifesta total repúdio à nomeação de uma candidata não eleita para assumir a reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). No processo de consulta interna, a comunidade universitária escolheu majoritariamente a professora Janae Gonçalves, que obteve 2.211 votos. Todavia, atropelando a vontade da maioria da UFRA, Bolsonaro nomeou a segunda colocada na consulta, professora Herdjania Lima.  

 O ataque à autonomia universitária por meio do desrespeito ao resultado das consultas para escolha de reitore(a)s tem sido uma prática corriqueira do governo Bolsonaro, que é nitidamente inimigo da democracia. Essa escalada autoritária está alicerçada em um projeto negacionista e de ataque ao caráter público e gratuito da educação.

Ao longo de sua história, o ANDES-SN defende que o processo de escolha do(a)s reitore(a)s se inicie e se encerre no âmbito das Instituições de Ensino Superior e tem promovido a luta em defesa da autonomia e da democracia para exigir que reitor(a) eleito(a) seja reitor(a) empossado(a). Não temos medido esforços para concretizar esse objetivo.

Dessa forma, o ANDES-SN presta sua solidariedade à comunidade da UFRA, reafirmando seu apoio às lutas em defesa da democracia nas Instituições de Ensino Superior e da educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Seguiremos dizendo não às intervenções por meio de mobilizações em cada IES atacada e de forma articulada em ações nacionais e internacionais.

Em defesa da autonomia das IES!

Reitor(a) eleito(a), reitor(a) empossado(a)!

Fora Bolsonaro-Mourão! 

 

Brasília(DF), 14 de julho de 2021.

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

 

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences