NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO AO FECHAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO CAMPUS CLOVIS MOURA DA UESPI

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO AO FECHAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO CAMPUS CLOVIS MOURA DA UESPI

Publicado em 30 de Outubro de 2024 às 15h45

O ANDES-SN repudia o fechamento dos cursos de Licenciatura no campus Clóvis Moura/UESPI em Teresina/PI, um ato arbitrário e sem consulta ou diálogo com a comunidade acadêmica, realizado pelo CONSUN da instituição no dia 24 de outubro de 2024. A decisão afeta diretamente as licenciaturas em Pedagogia, Geografia, Letras Português, Matemática e História, além de aumentar a oferta de cursos como Administração, Contabilidade, Turismo e Biblioteconomia no campus Torquato Neto.

Essa atitude político-administrativa, de caráter neoliberal, vai na contramão da afirmação de instituições de ensino superior públicas, gratuitas, laicas, de qualidade e socialmente referenciadas, prejudicando diretamente a acessibilidade e permanência de centenas de docentes e empobrecendo a atividade acadêmica da instituição, além de ampliar a exclusão e desigualdade social na cidade e região. Trata-se de uma política de fechamento de cursos que atende aos interesses do capital e precariza cada vez mais a educação pública no país, prejudicando toda a sociedade.

A oferta de licenciaturas e cursos em instituições de ensino superior públicas é estratégica para o desenvolvimento pleno da sociedade e para a ampliação do acesso à educação, sendo um pilar básico desse processo, ao formar futuras(os) docentes para atuar nas redes de ensino básica, fundamental e superior. Portanto, é fundamental ampliar a existência e abrangência desses cursos, e não, ao contrário, limitar suas ações, o que impactará não apenas as(os) atuais docentes e discentes, mas também várias gerações, colocando os interesses do mercado acima dos interesses da sociedade.

Neste sentido, o ANDES-SN conclama a todas e todos a continuar na luta contra a precarização neoliberal no país, expressa por atitudes como o fechamento dos cursos de licenciatura da UESPI e pela não oferta de novos cursos. Repudiamos a decisão político-administrativa do CONSUN e nos solidarizamos com a comunidade acadêmica da UESPI e com toda a sociedade piauiense.

Brasília (DF), 30 de outubro de 2024.

Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences