NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À DEPUTADA ESTADUAL ANDREIA DE JESUS – PSOL/MG

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À DEPUTADA ESTADUAL ANDREIA DE JESUS – PSOL/MG

Publicado em 09 de Novembro de 2021 às 17h00

 

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À DEPUTADA ESTADUAL ANDREIA DE JESUS – PSOL/MG

 

A Diretoria Nacional do ANDES-SN repudia com veemência os ataques violentos e a ameaça contra a vida da deputada Andreia de Jesus (PSOL- MG). No dia 3 de novembro de 2021, a Deputada Estadual em Minas Gerais, denunciou por meio de uma carta aberta e vídeo as ameaças que vem sofrendo por sua atuação política, marcada pelo diálogo com os movimentos populares, com forte presença na pauta pelos direitos humanos, na luta antirracista, das mulheres, da cultura e da educação.

            A Deputada Andréia é uma das primeiras mulheres pretas eleitas, em mais de 300 anos da história da Assembleia Legislativa do estado, sendo a primeira a assumir a responsabilidade da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Como integrante dessa Comissão, não podia deixar de protagonizar a luta pelos direitos humanos no Brasil, em especial, no contexto atual em que vive o estado brasileiro governado por um fascista e genocida.

Neste sentido, conforme destaca em sua carta, tem garantido na ação frente à Comissão as pautas que são caras à população mineira como “a crise hídrica; o racismo institucional contra comunidades tradicionais e quilombos; a vida da juventude negra e favelada; a população LGBTQIA+; a questão dos imigrantes e refugiados no estado; a insegurança alimentar e a fome; a melhoria das condições de trabalho e garantia de direitos dos servidores, inclusive da polícia penal e da polícia militar do Estado de Minas Gerais; atuando, ainda com as mulheres e os indígenas, cobrando reparação contra a mineração predatória”.

Ao assumir protagonismo político sobre estas pautas, Andréia de Jesus recebeu inúmeras ameaças dentre elas a escrita - “seu fim será como o de Marielle Franco”. Contudo, as maiores ameaças vieram de suas redes sociais, no momento em que foi chamada a Comissão de Direitos Humanos, para tratar da morte de um jovem negro e sem histórico com a criminalidade e o episódio ocorrido em Varginha, em que 26 pessoas morreram após uma ação policial. Os ataques foram liderados por extremistas distorcendo sua fala, com comentários de ódio e desrespeito, seguidos de ameaças a sua integridade física. Nesse contexto de ameaça contra sua vida a Deputada escreve para “os amigos, militantes e a todos que estão de alguma maneira conectados” com ela.

Diante de tais tentativas de intimidação e de atentado, a Diretoria Nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior se solidariza com a Deputada e destaca nosso apoio à ação exemplar que a mesma vem conduzindo na Comissão de Direitos Humanos da AL/MG, por entendermos que a luta pelo direito a educação pública que o ANDES-SN defende ao longo dos seus 40 anos está integrada à luta pelo direito a vida. Afirmamos nosso orgulho em ter no legislativo brasileiro uma mulher preta, mãe solo, primeira pessoa com curso superior da sua família, advogada popular, militante das Brigadas Populares e de partido.

Pela imediata justiça ao direito da liberdade de ação e expressão da Deputada Andreia de Jesus!

Toda solidariedade a Andreia de Jesus!

Fora racistas e machistas!

 

Brasília (DF), 09 de novembro de 2021.

 

 

 

Diretoria Nacional do ANDES-SN

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences