NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À PROFESSORA LÚCIA ISABEL SILVA

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À PROFESSORA LÚCIA ISABEL SILVA

Publicado em 13 de Junho de 2023 às 18h01

NOTA DA  DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À PROFESSORA LÚCIA ISABEL SILVA

 

O ANDES SN vem a público se solidarizar a professora Lúcia Isabel Silva, que tem sido vítima de vários tipos de violências dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Em uma carta de renúncia da coordenação do Programa, a professora relata diversos episódios de constrangimentos vividos durante a sua gestão, incluindo cobranças feitas de forma desrespeitosa, invasiva e agressiva, bem como, tentativas de deslegitimação e silenciamento. Segundo a carta fatos caracterizados como racistas.

Reconhecemos que essas atitudes refletem as variadas formas de inviabilizar a existência de corpos pretos nas instituições, como é o caso das Universidades. O enfrentamento às atitudes racistas, machistas, LGBTIfóbicas, transfóbicas, capacitista, etaristas e todas as formas de opressões tem sido uma bandeira de luta do nosso sindicato e demais movimentos sociais classistas.

A violência enfrentada pela professora Lúcia Isabel Silva, no espaço da universidade, escancara a forma elitista, supremacista branca que as instituições  estão conformadas. Apesar dos avanços demográficos e epistemológicos promovidos pelo sistema de cotas e ações afirmativas, é evidente que historicamente estudantes,  estudantes, técnico(a)s administrativo(a)s, professores(a)s o(a)s negro(a)s seguem sofrendo com o racismo estrutural, sendo tratado(a)s de maneira depreciativa e tendo suas competências, compromissos e capacitista intelectuais e de liderança questionadas nos espaços de gestão compartilhados.

Dessa forma, o ANDES-SN reafirma sua solidariedade à professora Lúcia Isabel Silva e a todo(a)s que têm sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação nos espaços universitários, reafirmando também compromisso na luta por uma educação antirracista, anti-machista, anti-capacitista, anti lgbtfóbica e anti-transfóbicas.

Com o racismo, não haverá uma Universidade Popular!

Brasília(DF), 13 de junho de 2023.
 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences