NOTA  DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN QUANTO ÀS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NA UNIRIO

NOTA  DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN QUANTO ÀS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NA UNIRIO

Publicado em 16 de Dezembro de 2021 às 16h54

NOTA  DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN QUANTO ÀS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NA UNIRIO

Denúncias de assédio sexual contra o professor Leonardo Avilla, docente da Unirio, foram noticiadas pela Rede Globo no programa televisivo "Fantástico" do último domingo, 12/12/2021.

A diretoria do ANDES-SN declara seu total repúdio aos gravíssimos e numerosos casos de assédio moral e sexual atribuídos a ele e repercutidos recentemente após ser denunciado na mídia e em redes sociais. É imprescindível que seja instaurada uma investigação e que condutas abomináveis como essas não fiquem impunes.

O ANDES-SN se manifesta em favor das vítimas e da segurança para outras vítimas fazerem denúncias em casos correlatos, sem temerem serem desacreditado(a)s ou verem a gravidade dos supostos crimes ser relativizada.

O 36º Congresso do ANDES-SN, realizado na cidade de Cuiabá, em 2016, reafirmou que a luta contra o assédio sexual e moral deve ser parte de uma política permanente do nosso sindicato, no sentido de intensificar a luta contra o machismo e racismo institucional e assédio sexual e moral com base na identidade de gênero, orientação sexual e raça. Devemos coibir qualquer forma de violência de gênero e étnico-racial, como parte da desconstrução de uma sociedade pautada no patriarcalismo e na herança escravocrata.

Ressalte-se que as universidades públicas têm mecanismos para assegurar a conduta compatível de sua comunidade, e é preciso que essas denúncias não sejam esquecidas, sem punição à(o)s assediadore(a)s responsáveis. Cabe a todos nós lutarmos pela defesa e ampliação dos espaços de denúncia desse tipo de prática abominável em qualquer tempo e espaço e sobretudo na academia.

Reafirmamos a defesa da vida, dos direitos individuais e coletivos, da democracia e, sobretudo, nos colocamos na condição de lutadore(a)s por uma sociedade livre de todas as formas de assédio.

Venceremos!

Assediadore(a)s não passarão!!

Com assédio não há democracia!

Fora Bolsonaro e Mourão!

Todo apoio às vítimas de assédio e qualquer forma de violência!

 

Brasília(DF), 16 de dezembro de 2021.

 

Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences