NOTA DE REPÚDIO À CRIMINALIZAÇÃO DA CONSULTA PARA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, PELA ATUAL INTERVENTORA.

NOTA DE REPÚDIO À CRIMINALIZAÇÃO DA CONSULTA PARA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, PELA ATUAL INTERVENTORA.

Publicado em 16 de Abril de 2024 às 09h06

O ANDES-Sindicato nacional, entidade que congrega mais de 121 seções sindicais de docentes do ensino superior espalhadas em todo o Brasil, manifesta seu apoio à Seção Sindical Adufersa e as demais entidades (Atens, DCE Romana Barros e Sintest) que realizaram a Consulta para Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em 4 de abril de 2024. Expressa ainda a sua defesa de que o resultado do pleito seja respeitado.

No dia 12 de abril de 2024, a atual interventora da Ufersa emitiu Ofício nº 219/2024 declarando que irá encaminhar o processo de consulta para Reitoria à polícia federal. Essa atitude da interventora resulta inaceitável, já que busca intimidar as entidades e seus/suas representantes. Repudiamos toda e qualquer tentativa de criminalização dos movimentos sindical e estudantil. O ANDES-SN está acompanhando essa situação de forma vigilante, junto à sua assessoria jurídica, para que toda e qualquer medida cabível seja adotada. Nos solidarizamos com as entidades do corpo universitário da Ufersa na sua luta pela escolha democrática das autoridades universitárias. 

A democracia e a autonomia universitárias são valores fundamentais para as universidades brasileiras. Suas realizações passam pelo respeito aos processos democráticos que as instituições desenvolvem. Manobras políticas que visam deslegitimá-los devem ser rechaçadas, e o conjunto da categoria não permitirá que se concretizem.

Toda solidariedade às entidades sindicais e ao movimento estudantil da comunidade acadêmica da Ufersa.

Não à criminalização da consulta para reitoria!

Respeite a decisão da(o)s docentes, técnica(o)s e estudantes!

Fora intervenção!

 

Brasília(DF), 15 de abril de 2024.

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences