NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA NA ALESP E À PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

Publicado em 08 de Dezembro de 2023 às 16h56

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA NA ALESP E À PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

A Diretoria do ANDES-SN manifesta veemente repúdio aos eventos ocorridos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no dia 6 de dezembro de 2023. Neste lamentável episódio, o Projeto de Lei 1.501/2023, que propõe a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP (Sabesp), foi aprovado por 62 votos a favor e um contrário, em uma sessão que revelou não apenas o desrespeito à democracia, mas também a desumanidade na forma como as manifestações foram reprimidas.

O plenário tornou-se palco de extrema violência pela polícia militar e centenas de manifestantes, que exerciam seu legítimo direito de protestar contra a privatização de um bem essencial à população, a água, foram alvo de repressão brutal. Inúmeras pessoas ficaram feridas e manifestantes foram detidos.

Denunciamos veementemente a ação da polícia militar, que atentou contra a integridade física e o direito democrático de manifestação!

O ANDES-SN se une ao Fórum das Seis e demais entidades paulistas em repúdio à truculência da PM e pela soltura dos manifestantes detidos e responsabilização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do presidente da ALESP, André do Prado (PL), pelas cenas de violência explícita ocorridas na ALESP em 6 de dezembro de 2023.

A luta pela preservação dos serviços públicos e pela defesa dos direitos fundamentais da população é imperativa. O direito à água é um direito à vida! Não nos calaremos diante de atos que atentam contra a democracia e os direitos mais básicos do povo.

Brasília (DF), 07 de dezembro de 2023.

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas