NOTA DE REPÚDIO DA DIRETORIA DO ANDES-SN AO ATO DE CRIMINALIZAÇÃO DO ICHCA

NOTA DE REPÚDIO DA DIRETORIA DO ANDES-SN AO ATO DE CRIMINALIZAÇÃO DO ICHCA

Publicado em 05 de Fevereiro de 2025 às 18h12

A defesa da universidade pública, das liberdades democráticas e o respeito pela comunidade acadêmica: estudantes, servidoras e servidores públicos, são pautas fundamentais do ANDES-SN na luta pela garantia de uma educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, e acessível para todas e todos. Em tempos de “Notícias Falsas” (Fake News), o ANDES-SN, reafirma seu compromisso com a verdade, a desinformação não educa. Portanto, exigimos transparência e veracidade nas notícias veiculadas sobre a realidade das IES, IFs e CEFET, a liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade para distorcer fatos e principalmente caluniar servidoras e servidores públicos.

Neste sentido, o ANDES-SN, vem declarar apoio aos estudantes, professoras e professores do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL), vítimas de acusações caluniosas e difamatórias, e manifestar total repúdio ao comportamento irresponsável de descrever relatos que não descrevem a realidade dos fatos que ocorrem nos espaços acadêmicos da UFAL, em especial, os grupos universitários que formam os cursos de graduação e pós-graduação do ICHCA/UFAL.

O problema da segurança pública afeta diversas instituições de ensino brasileira e precisa ser tratado com seriedade, a pauta precisa ser tratada no âmbito das instituições, respeitando a autonomia, e também demanda a continuidade da luta por um orçamento digno que garanta educação com qualidade, com base no tripé do ensino, pesquisa e extensão, bem como a garantia da segurança. Não se combate a insegurança com desinformação; pelo contrário, a desinformação produz mais violência.  

Defendemos a universidade pública como um ambiente plural, democrático, comprometido com a diversidade, com a inclusão social, que garanta a liberdade de expressão, reflexão, manifestação, sem intervenções a autonomia das instituições, e que preze pela segurança acadêmica e social. Em solidariedade ao ICHCA/UFAL, aproveitamos para exigir respeito aos milhares de trabalhadoras e trabalhadores que dedicam suas vidas ao exercício da cidadania e da educação pública do nosso país, que estas/es não sejam caluniadas/os, ameaçadas/os e silenciadas/os no exercício de suas funções.

Brasília, 5 de fevereiro de 2025.

Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences