NOTA EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORES E PROFESSORAS DA UEMG

NOTA EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORES E PROFESSORAS DA UEMG

Publicado em 22 de Março de 2022 às 17h25

NOTA EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORES E PROFESSORAS DA UEMG

 

A diretoria do ANDES-SN manifesta seu total apoio à luta do(a)s professores e professoras da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Em Assembleia da categoria, com a presença de mais de 300 professores e professoras da base da  ADUEMG, Seção Sindical do ANDES-SN a greve foi deflagrada  no dia 16 de março de 2022, para enfrentar os diversos ataques do governo Romeu Zema (Partido NOVO) contra a educação pública, a vida e o trabalho do(a)s servidore(a)s estaduais.

A categoria possui uma pauta de reinvindicação que aponta a necessidade do cumprimento da decisão judicial do acordo de greve de 2016, incorporando todas as gratificações, implementação do novo plano de carreira e ampliação de professore(a)s de Dedicação Exclusiva. Também reforçam a necessidade da recomposição salarial de 71% dos vencimentos, referentes às perdas de 2012 a 2021.

Os docentes da UEMG são contra o Regime de Recuperação Fiscal que o governo de Romeu Zema tenta impor, e entendem ser necessário o fortalecimento da categoria docente em regime de 40h e para os docentes substituto(a)s a isonomia salarial. Outra pauta central da categoria é a imediata nomeação do(a)s docentes aprovado(a)s em concurso, assim como  a abertura de novos concursos. 

Assim como o(a)s professores e professoras da Unimontes que também estão em greve, outras categorias do estado de MG estão mobilizadas para barrar os ataques do governo Zema contra os serviços públicos.

A diretoria do ANDES-SN reconhece a importância da luta da ADUEMG e de outros sindicatos mineiros para o fortalecimento da luta de toda a classe trabalhadora no Brasil.

Todo apoio à luta e a greve do(a)s professores e professoras da UEMG!

Fora Zema!

Pela defesa dos serviços públicos, da vida e do(a) trabalhador(a)!

 

Brasília(DF), 22 de março de 2022

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences