NOTA PÚBLICA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE IRREGULARIDADES E FALTA DE TRANSPARÊNCIA NO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)

Publicado em 14 de Junho de 2024 às 20h01

Um dos fatores que caracterizam a precarização das condições gerais de funcionamento das universidades tem sido o quadro reduzido de docentes e técnico-administrativo(a)s. Fruto das lutas das entidades representativas destas categorias, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lançou, em 2023, um edital público para selecionar, por concurso público, pessoal para diversas áreas. Todavia, o      certame para docentes está sofrendo diversas irregularidades, que tem sido objeto de denúncias públicas e comprometem a sua lisura e transparência. Entre as irregularidades, encontram-se a contratação da empresa IDECAN para conduzir o concurso sem licitação; a nomeação de bancas avaliadoras, sem respeitar a histórica composição destas bancas a partir de indicações dos departamentos; o desrespeito à autonomia dos departamentos na realização do concurso; bancas avaliadoras para selecionar doutore(a)s compostas por mestres; bancas compostas por avaliadore(a)s de áreas diversas daquelas para quais o concurso é destinado; alterações das regras do edital com a antecedência de apenas dez dias da realização do certame; não cumprimento das normas estabelecidas pelo edital, como a divulgação das bancas com a antecedência de cinco dias, entre outras.

Diante disso, a Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior opõe-se a essas condutas que ferem o princípio da transparência  nos concursos públicos, a autonomia e competência dos departamentos na seleção de docentes e, reafirma o seu compromisso com a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, o que pressupõe, entre outras coisas,  transparência e igualdade de condições nos concursos públicos do quadro de docentes necessário(a)s ao seu desenvolvimento.

Brasília (DF), 14 de junho de 2024.

Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional