NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM  APOIO À GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO MARANHÃO

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM  APOIO À GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO MARANHÃO

Atualizado em 23 de Agosto de 2023 às 14h01

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM  APOIO À GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO MARANHÃO

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (ANDES-SN) manifesta seu incondicional apoio à greve deflagrada pelos/pelas docentes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), deflagrada na última segunda-feira (21/8) em Assembleia Docente convocada pelo SINDUEMA, Seção Sindical do ANDES-SN e representante legal da categoria docente das referidas universidades.

 Mesmo diante de condições de trabalho e estrutura muito adversas, as universidades estaduais do Maranhão têm expressiva importância na promoção do desenvolvimento regional e da pesquisa científica, capacitando profissionais qualificados e cumprindo um papel decisivo na promoção da melhoria das condições de vida da população maranhense.

O(A)s docentes das universidades estaduais do Maranhão são vítimas do descaso do governo estadual e acumulam perdas salariais superiores a 50%. O movimento grevista reivindica recomposição salarial integral de 50,28%, nomeação do(a)s professore(a)s aprovado(a)s, melhorias na infraestrutura dos campi e respeito à Autonomia Universitária. Além disso, denunciam os cortes de recursos na ordem de R$ 168 milhões, atrasos no pagamento dos salários do(a)s professore(a)s substituto(a)s e a ausência de diálogo por parte do governo estadual.

As tentativas de questionar a legitimidade da greve, assim como da representação sindical de docentes são graves ataques à autonomia do movimento docente, assim como ao direito de livre organização. Essas conquistas democráticas de extrema importância jamais devem ser violadas por quaisquer reitorias ou governos.

Só a luta muda a vida!

Por reposição salarial, orçamento e Autonomia Universitária!

 

 

Brasília (DF), 23 de agosto de 2023.

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences