11º Conad Extraordinário delibera sobre Congresso e demais eventos do ANDES-SN

Publicado em 03 de Abril de 2021 às 14h37

A segunda plenária temática do 11° Conad Extraordinário do ANDES-SN “Realização do Congresso do ANDES-SN”, teve início no último sábado (27) com o debate dos dois textos apresentados no Caderno do Conad. Faltando 20 minutos para o término, plenária foi suspensa por solicitação das e dos participantes e retomada na manhã deste sábado (3).

Delegadas, delegados, observadoras e observadores discutiram a realização do Congresso do ANDES-SN, instância máxima deliberativa do Sindicato Nacional, diante das condições de extrema excepcionalidade provocada pela pandemia da Covid-19. Foi debatido também a realização de Conads e reuniões dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees e Imes), bem como assembleias de base.

Desde o último Congresso (39º), ocorrido em fevereiro de 2020 em São Paulo, aconteceram quatro Conads extraordinários - 8º em julho, 9º em outubro, 10º em dezembro de 2020 e este 11º, entre março e abril de 2021. Todos os eventos foram realizados em formato online, via internet, devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

“A plenária do Tema 2 tinha a responsabilidade de discutir a realização do congresso do ANDES-SN, que estava previsto para janeiro de 2021, mas não foi realizado devido as condições sanitárias. Depois de um rico debate prevaleceu o [texto de resolução]  TR 07, apresentada pela diretoria, ressalvadas as modificações debatidas pelo Conad”, explica Luiz Araújo, que presidiu a mesa da plenária.

As diversas manifestações ressaltaram a importância de manter e reafirmar o processo democrático de decisões que sempre pautou os espaços deliberativos do ANDES-SN e de ampliar a participação da categoria nas assembleias de base, reuniões dos setores e dos Grupos de Trabalho. Diante dos constantes ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e aprofundamento veloz da crise social, econômica e sanitária vivenciada no último ano, apontou-se também a necessidade de Conads extraordinários periódicos para atualizar a análise de conjuntura e as ações do Sindicato Nacional.

Com base nessas reflexões, foi deliberado, ad referendum do próximo Congresso, a realização de Conad Extraordinários com intervalos de no máximo três meses, enquanto durar a pandemia, pautando a atualização da conjuntura, o plano de lutas dos Setores e as questões organizativas do ANDES-SN. E, tão logo seja possível pelas condições sanitárias, o Conad deve deliberar sobre a realização do Congresso do ANDES-SN.

Os delegados e as delegadas aprovaram também que, enquanto durarem as restrições às atividades presenciais, deverão ser realizadas reuniões conjuntas dos Setores das Ifes e Iees/Imes, preferencialmente mensais. Essas reuniões, preferencialmente, devem ser precedidas por assembleias de base, para expandir a participação da categoria docente nos debates do Sindicato Nacional.

“Em síntese, decidimos priorizar, para o primeiro semestre, a mobilização da categoria contra a reforma administrativa e pela vacinação para todos e todas. Não marcamos data nem decidimos o formato do próximo
Congresso, mas apontamos para que um outro Conad, com novos elementos da crise sanitária, se debruce sobre o tema. Foi uma discussão fraterna e mostrou uma plenária muito antenada com a prioridade do momento: tirar o principal aliado do vírus do comando do país”, acrescentou Araújo.

Devido ao término do período definido para as discussões do Tema 2, os itens com destaque dos participantes do Conad não apreciados, referentes às reuniões dos grupos de trabalho e eventos regionais do ANDES-SN, foram remetidos  à Plenária de Encerramento, conforme prevê o regimento. Além de Luiz Araújo, compuseram a mesa da plenária do Tema 2 as diretoras Francieli Rebelatto, Cristine Hirsch e Edivane de Jesus.

Leia também a cobertura do primeiro dia do 11º Conad Extraordinário (27/03):

11º Conad Extraordinário do ANDES-SN começa neste sábado (27)

Docentes debatem conjuntura no primeiro dia do 11º Conad Extraordinário

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences