18º Encontro do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN acontece em agosto no Paraná

Atualizado em 27 de Julho de 2022 às 15h48


O ANDES-SN realiza, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o 18º Encontro das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. O evento é uma das deliberações do 40º Congresso do ANDES-SN e terá como tema "Financiamento, condições de trabalho docente e lutas nas Iees/Imes: Quem roubou nossos direitos?".

Entre os temas debatidos no evento estarão o financiamento das universidades, os impactos da contrarreforma da Previdência nos estados e municípios, trabalho e adoecimento docente. Na ocasião, cada seção sindical do ANDES-SN apresentará a situação de sua instituição de ensino superior (IES), com um panorama das condições salariais, de carreira e de financiamento.

Segundo Sambara Ribeiro, da coordenação do Setor das Estaduais e Municipais do ANDES-SN, o 18º Encontro acontecerá após uma interrupção de dois anos por conta da pandemia de Covid-19 e diante de fortes ataques às instituições estaduais e municipais de ensino superior públicas.

"A nossa expectativa é que um grande número de seções sindicais do Setor se faça presente no Encontro. Essa ampla participação é de fundamental importância para fortalecer a articulação nacional dessas instituições, já que o projeto de desmonte para estas, também vêm sendo orquestrado entre os governos dos Estados em todo país", disse.

A diretora do Sindicato Nacional conta, ainda, que o estado do Paraná foi escolhido como sede do Encontro, por concentrar o maior número de universidades estaduais do país e sofrerem "uma política corrosiva em relação ao financiamento e direitos dos professores naquelas instituições".

Por lá, as e os docentes, em unidade com outras categorias do serviço público, cobram a reposição inflacionária de seus salários; o fim do desconto previdenciário para aposentadas e aposentados; e o pagamento das promoções e progressões. Exigem, ainda, o fim da Lei Geral das Universidades (LGU), que fere a autonomia das instituições.

Inscrição
De acordo com a Circular 260/22, as seções sindicais do ANDES-SN que pretendem indicar a participação de representantes devem preencher o formulário de inscrição (aqui) até o dia 5 de agosto, às 12h.

Mobilização
Em maio deste ano, o ANDES-SN e suas seções sindicais realizaram a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior públicas, que teve como tema central "Semana de Lutas do Setor: quem conhece, defende!" e contou, entre diversas ações, com o lançamento de uma Campanha em defesa das Iees e Imes nas redes sociais. Por meio de vídeos, a campanha “Universidades Estaduais e Municipais: Quem conhece, defende!” apresentou a importância das universidades públicas estaduais e municipais para o desenvolvimento da sociedade. Reconhecida pelo seu contexto histórico, a Semana de Lutas ocorre, geralmente, em maio, mês no qual as Assembleias Legislativas votam as Leis Orçamentárias Anuais dos estados. Além da luta por mais orçamento, as e os docentes têm realizado mobilizações incessantes nos estados e municípios por melhores condições de trabalho, valorização salarial, concursos públicos e em defesa da autonomia universitária.

 

Confira a programação completa
Sexta (19)
18h - Recepção das representações
18:30 - Mesa de Abertura
19:30 - Painel das Seções Sindicais

Sábado (20)
9h - Mesa 1: Financiamento e Contrarreforma da Previdência, nos estados e municípios
14h - Mesa 2: Trabalho e adoecimento docente
16:30 – Lanche
17h - Grupos de Discussão
19h - Noite Cultura

Domingo (21)
9h - Plenária Final

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences