ANDES-SN convoca seções sindicais para participação no Acampamento Terra Livre 2025

Publicado em 25 de Março de 2025 às 14h11. Atualizado em 25 de Março de 2025 às 14h21

O ANDES-SN convoca as seções sindicais a participarem da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, que ocorrerá de 7 a 11 de abril, em Brasília (DF), e a se somarem à mobilização.

A iniciativa, organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), representa a maior manifestação indígena do país, reunindo povos de diversas regiões do país para reivindicar direitos e denunciar ameaças aos territórios tradicionais. O tema deste ano será “Apib somos todos nós: Em defesa da Constituição e da vida.”

O apoio ao ATL é uma deliberação do 43º Congresso do ANDES-SN, realizado este ano em Vitória (ES), reforçando o compromisso histórico do Sindicato Nacional com a luta dos povos indígenas. Anualmente, a entidade participa da mobilização.

Para viabilizar a presença de delegações de diversas regiões do país, conforme a Circular 127/25, o Sindicato Nacional, por meio de suas Secretarias Regionais, disponibilizará recursos para a locação de até um ônibus por Regional, com custos cobertos pelo caixa nacional.

O Acampamento Terra Livre é um espaço fundamental de articulação, debate e resistência. A presença de docentes nesse evento é essencial para fortalecer as alianças com os povos indígenas e ampliar a luta em defesa dos direitos territoriais e da educação pública.

Acampamento
O ATL é organizado pela Apib e construído em conjunto com suas sete organizações de base, sendo elas: Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu) e Conselho do Povo Terena.

O primeiro ATL surgiu em 2004, a partir de uma ocupação realizada por povos indígenas do sul do Brasil, na frente do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. A mobilização ganhou adesão de lideranças e organizações indígenas de outras regiões do país, principalmente das áreas de abrangência da Arpinsul, Coiab e da Apoinme, reforçando a mobilização por uma Nova Política Indigenista, pactuada no período eleitoral naquele ano.

Dessa forma, foram consolidadas as estruturas para a criação e formalização Apib, criada em novembro de 2005 como deliberação política tomada pelo Acampamento Terra Livre daquele ano.

Foto de Capa: Eline Luz/Imprensa ANDES-SN

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences