ANDES-SN entrega presencialmente carta de compromisso ao candidato à Presidência Léo Péricles (UP)

Publicado em 20 de Setembro de 2022 às 17h59

Seguindo a deliberação do 65º Conad do ANDES-SN, o ANDES-SN está entregando, presencialmente, uma carta compromisso às candidatas e aos candidatos progressistas que concorrem à Presidência da República. O documento já foi enviado a todas e todos que disputam o Executivo Federal, exceto ao atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL), que se empenhou em atacar de diversas formas e educação pública e as instituições federais de ensino. 

Nesta terça-feira (20), a Carta foi entregue ao candidato da Unidade Popular (UP). Léo Péricles esteve na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF), acompanhado de sua equipe e do candidato a deputado federal pelo DF, Caio Sad. Durante a reunião, Regina Ávila, secretária-geral do ANDES-SN apresentou a carta compromisso. Ela agradeceu a presença do candidato para a entrega da carta e ressaltou que o documento é uma deliberação vinda da base da categoria representada pela entidade.

“Essa carta reafirma os princípios defendidos pelo ANDES-SN nos seus 41 anos de existência, para além dos desafios que essa conjuntura avassaladora está nos impondo. Ressaltamos seis pontos que consideramos fundamentais que as candidaturas progressistas coloquem em pauta e se comprometam”, afirmou.

A diretora destacou então os eixos centrais do documento: a manutenção e ampliação do ensino público e gratuito; a autonomia e funcionamento democrático da universidade e demais instituições de ensino superior, com base em colegiados e cargos de direção eletivos; o estabelecimento de um padrão de qualidade para o ensino superior que estimule a pesquisa e a criação intelectual críticas nas universidades; a dotação de recursos públicos orçamentários suficientes para o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades públicas e demais instituições; a criação de condições para adequação das IES à realidade brasileira; a garantia do direito à liberdade de pensamento nas contratações e nomeações para as IES, bem como no exercício das funções e atividades acadêmicas. "Agradecemos a presença e o comprometimento com princípios que são muito caros para nós”, acrescentou Ávila. 

Léo Péricles agradeceu o convite e saudou a iniciativa do ANDES-SN, entidade que o candidato disse admirar por seu papel histórico na luta em defesa da educação pública, da universidade brasileira e dos direitos da classe trabalhadora. Ele afirmou ter acordo com os pontos apresentados na Carta, os quais estão contemplados em seu programa de governo. 

Ressaltou ainda a necessidade de uma defesa explícita da Lei de Cotas, uma conquista dos movimentos negro, indígena, docente, estudantil e da classe trabalhadora. “As cotas são um meio e não um fim. Precisamos garantir o livre acesso do povo à universidade pública, o que é possível de ser realizado em um país rico como o Brasil”, afirmou. “A universidade pública tem papel central para nosso país ser soberano e é a base para uma independência real do Brasil”, acrescentou.

Leia a carta aqui

Leia também:
ANDES-SN entrega presencialmente carta de compromisso a candidata à Presidência Vera Lúcia (PSTU)

ANDES-SN encaminha carta de compromisso com a defesa da Educação Pública às e aos presidenciáveis

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences