O ANDES-SN encaminhou, na última sexta-feira (6), uma publicação com as diretrizes gerais da carreira docente, fruto das deliberações do 15º Conad Extraordinário, realizado em Brasília (DF) entre os dias 11 e 13 de outubro de 2024.
Com o tema "Movimento docente e carreira: uma luta histórica do ANDES-SN", o evento teve como objetivo reunir e discutir os desafios enfrentados pelas e pelos docentes nas diferentes esferas da educação.
Segundo a Circular 561/24, o material apresenta as principais deliberações do 15º Conad Extraordinário e traz informações atualizadas sobre os desafios enfrentados pelos setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Instituições Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior (Iees, Imes e Ides), tanto no Magistério Superior (MS) quanto no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
O documento contém, entre outros pontos, as diretrizes gerais para a construção de uma proposta de carreira única, sem impedimentos de titulação, onde a progressão seja baseada no tempo de serviço e na avaliação pelos pares, e não na meritocracia. Também destaca os avanços conquistados pela categoria, especialmente no que diz respeito à valorização salarial e às condições de trabalho. A unificação da luta por um Piso Nacional Profissional Salarial é uma das decisões políticas, que visa a valorização e a unidade entre as e os docentes.