ANDES-SN realiza encontro para debater intervenção do governo Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino

Atualizado em 10 de Maio de 2022 às 18h32

Nos dias 11 e 12 de maio, o ANDES-SN realizará o “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”. A atividade acontecerá em Brasília (DF) e é uma deliberação do 40º Congresso do Sindicato Nacional ocorrido em março deste ano.

Desde que Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência, em janeiro de 2019, ao menos 25 instituições federais de ensino (IFE) sofreram intervenção do governo federal na escolha de reitores e reitoras.

Durante o evento serão debatidos temas como o projeto histórico de universidade defendido pelo ANDES-SN, aspectos políticos, jurídicos e os impactos das intervenções na gestão das instituições, as lutas e resistências da categoria docente frente a esse e outros ataques à autonomia universitária.  

No final do primeiro dia (11), serão lançados os dossiês “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino”e “A invenção da bálburdia”, que abordam as intervenções nas IFE. Na sequência, ocorrerá uma atividade artístico-cultural.

Além das mesas de debate, na quinta-feira (12), as e os participantes do encontro irão participar do ato “Fora Bolsonaro”, na Praça dos 3 Poderes, local que reúne o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. O protesto foi inicialmente convocado pelo Sinasefe, que realizará seu congresso em Brasília durante a semana do dia 09 de maio, e incorporado à agenda das entidades do Setor da Educação.

Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN, destaca que o objetivo do encontro é chamar a atenção da sociedade para o ataque à autonomia das instituições e nacionalisar a luta contra as intervenções nas IFE, reforçando a resistência que docentes, técnicos, técnicas e estudantes têm empenhado nas instituições.

“Esperamos uma ampla participação, pois a questão das intervenções não é uma luta isolada, representa um ataque à toda a categoria docente, à autonomia universitária e à nossa democracia. É importante estarmos alertas, pois estamos com processos de eleição para reitores e reitoras em várias instituições e precisamos garantir que aqueles e aquelas escolhidos pela comunidade universitária sejam empossados”, reforça.

Além das seções sindicais do ANDES-SN, foram convidadas para participar do encontro as entidades do setor da Educação, como Sinasefe, Fasubra, UNE e Fenet, além da Andifes e do Fórum de Reitores e Reitoras eleitos/as e não empossados/as por Bolsonaro. “Entedemos que é importante trazer para o debate esse grupo [os reitores e reitoras não empossados], para discutir e organizar nacionalmente o movimento de resistência e luta”, acrescentou Blume. Participarão do encontro os reitores eleitos e não empossados da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Paulo Roberto Ferreira Júnior, e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões.

O diretor do Sindicato Nacional lembra ainda que este encontro é uma decisão congressual, reforçada pela última reunião dos Setores das Ifes, Iees/Imes do ANDES-SN. Blume lembra ainda que, durante o 40º Congresso do ANDES-SN, também foi reafirmada a luta histórica da entidade pelo fim da lista tríplice.

“Nossa luta foi referendada no último congresso pelo fim da lista tríplice e da legislação que a impõe, pois defendemos, como está no Caderno 2 do Sindicato Nacional, que a escolha de reitores e reitoras se encerre dentro da própria instituição, para que a decisão da comunidade universitária seja respeitada”, conclui.

Acesse aqui os materiais do Encontro.

Confira a programação do “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”:

 

 

DIA

PERÍODO

MESA

CONVIDADOS











 

11/05



 

Manhã

                                                        9h-10h

Mesa 1: Abertura

ANDES, SINASEFE, FASUBRA, UNE, UBES, FENET, ANPG,  ANDIFES e Fórum de Reitores Eleitos e não Nomeados 

10h30-12h30

Mesa 2: O ANDES-SN e projeto histórico de universidade: a defesa da democracia, da autonomia e as estratégias de lutas

Maria Regina D’Ávila (ANDES-SN)

Eblin Farage (UFF)

Elisabete Búrigo (UFGRS)




 

Tarde

                                                      14h-16h

Mesa 3: Intervenções nos Cefet, Institutos e Universidades Federais: aspectos políticos-jurídicos

Marcelise Azevedo (AJN/ANDES-SN)

Mônica Nóbrega (UFPB)

Vicente Neves da Silva Ribeiro (UFFS)

16h

Coffe Break

 

 

Noite

 

19h

Lançamento dos Dossiês Militarização e Intervenções

 

ANDES-SN 

Ana Carolina Galvão e André Ricardo Pereira (UFES)

Eblin Farage (UFF)

   

20h

 Atividade artística-cultural

 

DIA

PERÍODO

MESA

CONVIDADOS

12/05



 

Manhã

 

9h-11h

Mesa 4: As intervenções e suas consequências para o ensino, a pesquisa e a extensão: autonomia universitária e a gestão democrática sob ameaça

Ethel Maciel (UFES)

Aline Faé (UFVJM)

Bruno Rocha (UFC)

Cléber Santos Vieira (UNIFESP/ABPN)

 

 

 

Tarde

13h:30-16h

Roda de conversa/Painel entre as seções sob intervenção

16h
 Mesa de Encerramento

 

Um representante por seção sindical sob intervenção

16:30

Ato Fora Bolsonaro na Praça dos 3 Poderes 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences