ANDES-SN realiza encontro para debater intervenção do governo Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino

Publicado em 06 de Maio de 2022 às 09h10. Atualizado em 10 de Maio de 2022 às 18h32

Nos dias 11 e 12 de maio, o ANDES-SN realizará o “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”. A atividade acontecerá em Brasília (DF) e é uma deliberação do 40º Congresso do Sindicato Nacional ocorrido em março deste ano.

Desde que Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência, em janeiro de 2019, ao menos 25 instituições federais de ensino (IFE) sofreram intervenção do governo federal na escolha de reitores e reitoras.

Durante o evento serão debatidos temas como o projeto histórico de universidade defendido pelo ANDES-SN, aspectos políticos, jurídicos e os impactos das intervenções na gestão das instituições, as lutas e resistências da categoria docente frente a esse e outros ataques à autonomia universitária.  

No final do primeiro dia (11), serão lançados os dossiês “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino”e “A invenção da bálburdia”, que abordam as intervenções nas IFE. Na sequência, ocorrerá uma atividade artístico-cultural.

Além das mesas de debate, na quinta-feira (12), as e os participantes do encontro irão participar do ato “Fora Bolsonaro”, na Praça dos 3 Poderes, local que reúne o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. O protesto foi inicialmente convocado pelo Sinasefe, que realizará seu congresso em Brasília durante a semana do dia 09 de maio, e incorporado à agenda das entidades do Setor da Educação.

Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN, destaca que o objetivo do encontro é chamar a atenção da sociedade para o ataque à autonomia das instituições e nacionalisar a luta contra as intervenções nas IFE, reforçando a resistência que docentes, técnicos, técnicas e estudantes têm empenhado nas instituições.

“Esperamos uma ampla participação, pois a questão das intervenções não é uma luta isolada, representa um ataque à toda a categoria docente, à autonomia universitária e à nossa democracia. É importante estarmos alertas, pois estamos com processos de eleição para reitores e reitoras em várias instituições e precisamos garantir que aqueles e aquelas escolhidos pela comunidade universitária sejam empossados”, reforça.

Além das seções sindicais do ANDES-SN, foram convidadas para participar do encontro as entidades do setor da Educação, como Sinasefe, Fasubra, UNE e Fenet, além da Andifes e do Fórum de Reitores e Reitoras eleitos/as e não empossados/as por Bolsonaro. “Entedemos que é importante trazer para o debate esse grupo [os reitores e reitoras não empossados], para discutir e organizar nacionalmente o movimento de resistência e luta”, acrescentou Blume. Participarão do encontro os reitores eleitos e não empossados da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Paulo Roberto Ferreira Júnior, e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões.

O diretor do Sindicato Nacional lembra ainda que este encontro é uma decisão congressual, reforçada pela última reunião dos Setores das Ifes, Iees/Imes do ANDES-SN. Blume lembra ainda que, durante o 40º Congresso do ANDES-SN, também foi reafirmada a luta histórica da entidade pelo fim da lista tríplice.

“Nossa luta foi referendada no último congresso pelo fim da lista tríplice e da legislação que a impõe, pois defendemos, como está no Caderno 2 do Sindicato Nacional, que a escolha de reitores e reitoras se encerre dentro da própria instituição, para que a decisão da comunidade universitária seja respeitada”, conclui.

Acesse aqui os materiais do Encontro.

Confira a programação do “Encontro das Universidades, Institutos Federais e CEFETs em luta contra as intervenções”:

 

 

DIA

PERÍODO

MESA

CONVIDADOS











 

11/05



 

Manhã

                                                        9h-10h

Mesa 1: Abertura

ANDES, SINASEFE, FASUBRA, UNE, UBES, FENET, ANPG,  ANDIFES e Fórum de Reitores Eleitos e não Nomeados 

10h30-12h30

Mesa 2: O ANDES-SN e projeto histórico de universidade: a defesa da democracia, da autonomia e as estratégias de lutas

Maria Regina D’Ávila (ANDES-SN)

Eblin Farage (UFF)

Elisabete Búrigo (UFGRS)




 

Tarde

                                                      14h-16h

Mesa 3: Intervenções nos Cefet, Institutos e Universidades Federais: aspectos políticos-jurídicos

Marcelise Azevedo (AJN/ANDES-SN)

Mônica Nóbrega (UFPB)

Vicente Neves da Silva Ribeiro (UFFS)

16h

Coffe Break

 

 

Noite

 

19h

Lançamento dos Dossiês Militarização e Intervenções

 

ANDES-SN 

Ana Carolina Galvão e André Ricardo Pereira (UFES)

Eblin Farage (UFF)

   

20h

 Atividade artística-cultural

 

DIA

PERÍODO

MESA

CONVIDADOS

12/05



 

Manhã

 

9h-11h

Mesa 4: As intervenções e suas consequências para o ensino, a pesquisa e a extensão: autonomia universitária e a gestão democrática sob ameaça

Ethel Maciel (UFES)

Aline Faé (UFVJM)

Bruno Rocha (UFC)

Cléber Santos Vieira (UNIFESP/ABPN)

 

 

 

Tarde

13h:30-16h

Roda de conversa/Painel entre as seções sob intervenção

16h
 Mesa de Encerramento

 

Um representante por seção sindical sob intervenção

16:30

Ato Fora Bolsonaro na Praça dos 3 Poderes 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Update cookies preferences