ANDES-SN realiza II Encontro Nacional das Universidades sob Intervenções dia 4 de abril

Atualizado em 05 de Abril de 2023 às 16h02

Data marcará Dia Nacional de Luta e Mobilização contra as Intervenções e pela Autonomia e Democracia nas Universidades, Institutos Federais e Cefets

Dando sequência à luta em defesa da autonomia e democracia nas Instituições Federais de Ensino (IFE), o ANDES-SN realizará o II Encontro Nacional das Universidades sob Intervenções. A atividade acontecerá em Brasília, na terça-feira (4). A data marcará também o Dia Nacional de Luta e Mobilização contra as Intervenções e pela Autonomia e Democracia nas Universidades, Institutos Federais e Cefets.

Mario Mariano Ruiz, 1º vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN e da coordenação do Setor das Ifes, lembra que as atividades são deliberações do 41º Congresso, ocorrido em Rio Branco (AC), em fevereiro.

“Foi deliberado ‘Intensificar a luta contra as intervenções nas universidades, promovendo debates regionais e envolvendo toda a comunidade acadêmica, entidades sindicais de servidore(a)s docentes e TAE, representação do movimento estudantil e sociedade em geral’. Nesse sentido, compreendemos que seria fundamental construir um dia de Nacional de lutas que abarcasse o tema das intervenções, da autonomia e democracia nas instituições”, afirma o diretor.

Mariano lembra que em relação às intervenções nas IFE, o ANDES-SN já se reuniu em duas oportunidades com o Ministério da Educação para cobrar a revogação das nomeações feitas por Jair Bolsonaro que desrespeitaram os resultados das eleições nas instituições. “O novo governo já sinalizou que não pretende reverter as nomeações dos interventores, o que na prática mantém o Bolsonarismo conduzindo mais de 20 universidades federais, continuando as perseguições a docentes, estudantes e técnicos, o desrespeito às decisões dos conselhos, além de um conjunto de outras práticas autoritárias”, ressalta.

Diversas atividades estão programadas para o dia 4, como um painel sobre os enfrentamentos e a realidade das universidades sob intervenção, espaço que será destinado aos relatos das seções sindicais, ato em frente ao Ministério da Educação, diálogo com parlamentares no Congresso Nacional e o debate “O fim da lista tríplice: democracia e autonomia das Ifes”.

“A construção desse dia pelo conjunto da categoria é mais um passo na luta histórica do ANDES-SN para que as eleições de reitores e reitoras sejam radicalmente democráticas e que a escolha das comunidades seja respeitada, derrotando de vez o procedimento de lista tríplice. Para o Sindicato Nacional, essa não é uma pauta só sobre o tema da gestão, pois ela tem impacto direto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, conclui o diretor do ANDES-SN.

Pelo fim da lista tríplice
Para avançar na luta pelo projeto de universidade defendido pelo ANDES-SN e contra as intervenções nas IFE, o Sindicato Nacional apresentou à Câmara de Deputados uma proposta de projeto de lei pelo fim da lista tríplice. O anteprojeto, denominado “Pelo Fim da Lista Tríplice”, foi elaborado pela Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN, com base nos debates e deliberações da categoria ao longo dos anos.

Luta contra as intervenções
Desde o final de 2020, o ANDES-SN vem atuando em conjunto com as seções sindicais e com as reitoras e dos reitores empossados e não empossados pela revogação das nomeações que desrespeitam a autonomia e escolha das comunidades universitárias.

Em maio do ano passado, o Sindicato Nacional realizou o “Encontro das Universidades, Institutos Federais e Cefets em luta contra as intervenções”, em Brasília (DF). Na ocasião, foi divulgada a versão digital do livro “A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino Superior”. A edição impressa da publicação, que apresenta o cenário de intervenções nos institutos e universidades federais pelo país, foi lançada em setembro na Associação de Docentes da Universidade Federal do Espirito Santo (Adufes Seção Sindical do ANDES-SN).

 

Confira a programação do II Encontro Nacional das Universidades sob Intervenções
Dia 04 de abril de 2023
9h – abertura
9h30 – Painel: Enfrentamentos e realidade das universidades sob intervenção (espaço destinado aos relatos das seções sindicais)
Almoço
14h – Diálogo com parlamentares
16h – Ato em frente ao MEC
18h – Retorno ao ANDES-SN
18h30 – 21h30 – Mesa de debate: O fim da lista tríplice: democracia e autonomia das IFES

Leia também:
Pelo fim da lista tríplice, ANDES-SN apresenta projeto de lei à Câmara Federal
Livro “A invenção da balbúrdia” apresenta cenário das intervenções nas Instituições Federais de Ensino
Docentes debatem ataques e intervenção do governo Bolsonaro nas IFE

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences