Aduemg SSind. se reúne com governo para cobrar e debater as demandas da categoria docente

Atualizado em 02 de Março de 2023 às 13h16

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg – Seção Sindical do ANDES-SN) se reuniu na terça-feira (28) com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, com o objeto de cobrar e debater as demandas da categoria docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).  

Foto: Antônio Araújo / Reprodução do site Aduemg SSind.

A Aduemg SSind. trouxe uma série de questões que foram debatidas no encontro, como a política de valorização profissional, a dedicação exclusiva, o corte das ajudas de Custo I e II no momento em que docentes estavam de férias e em licença maternidade, mudança de cargos de 20h para 40h, e nomeações das concursadas e dos concursados que estão em vínculo precário na Uemg.

Na avaliação do presidente da seção sindical do ANDES-SN, Túlio Lopes, que esteve presente na reunião, não houve avanços no atendimento das demandas da categoria docente. "Apresentamos na reunião um conjunto de pautas e reforçamos ainda a autonomia universitária. Lamentavelmente a Seplag se posicionou contra as nossas reivindicações com a justificativa, principal, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Reforçamos que serão necessárias uma forte mobilização e uma organização da categoria este ano para forçar o governo a atender as reivindicações, visando não apenas a valorização profissional, mas também o fortalecimento da Uemg como uma universidade popular, pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada”, disse.

Túlio Lopes informou que, em breve, será convocada uma assembleia docente para debater os pontos apresentados na reunião com o governo. “É importante a participação de todas e todos nessa luta. Só a luta muda a vida, só a luta constrói a universidade que nós queremos e desejamos. Viva a Aduemg SSind. e viva a luta da classe trabalhadora”, concluiu.

Pela diretoria executiva da Aduemg SSind., além do presidente, estiveram presentes o secretário-geral, Cássio Diniz, e a assessoria jurídica da seção sindical. E também a reitora da Uemg, Lavínia Rodrigues, e outros integrantes da reitoria.

Com informações da Aduemg SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences