Com truculência, docentes, técnicos e estudantes da Ufes são impedidos pela PM de entrar em prédio da reitoria para manifestação

Atualizado em 13 de Agosto de 2020 às 18h05
Manifestantes foram impedidos pela PM de entrar no prédio para colar os cartazes, Foto: Adufes SSind

Docentes, técnicos e estudantes foram impedidos de entrar no prédio da reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para colar cartazes e protestar contra a proposta de retomada do calendário acadêmico que estava sendo discutida em reunião virtual do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na tarde desta quinta-feira (13). 

Segundo Ana Carolina Galvão, presidente da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes Seção Sindical do ANDES-SN), a reunião ainda está em curso e deve ser encerrada por volta das 20 horas.

A presidente da Adufes SSind. teve espaço de fala de apenas cinco minutos na reunião e usou parte do seu tempo para repudiar o tratamento dado aos manifestantes. Em sua fala, a docente ressaltou que diálogo não se faz com pouco esforço e cobrou o respeito ao espaço democrático e aberto à divergência e controvérsia que deve ser a universidade.

“Quando entrei na sessão reclamei da forma como os colegas foram tratados na porta do prédio. As sessões são virtuais, mas o reitor estava no prédio. Só queríamos colocar cartazes no prédio da reitoria e fomos truculentamente impedidos”, afirmou.

Sobre a participação da seção sindical na reunião, Ana Carolina disse que é o espaço dado não permite aprofundar a reflexão. “Eles deixam a seção sindical para falar por míseros cinco minutos por um conjunto de deliberações que em tão pouco tempo fica inviabilizado”, avaliou.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver policiais militares impedindo a entrada no prédio e discutindo com manifestantes. 

“Fomos impedidos de entrar na reitoria, como sempre fazemos, para manifestarmos em relação à vida da comunidade acadêmica que está sendo decida em reunião dos conselhos superiores. Hoje, está acontecendo uma reunião do Cepe e fomos recebidos com a truculência da PM”, relata, em um dos vídeos, a professora Júnia Zaidan, também diretora da Adufes SSind.

“Estamos lastimando, revoltados com a forma como nós estamos sendo tratados sem diálogo, de forma autoritária, impedindo o nosso trânsito na universidade”, acrescenta a docente.

Protesto na Ufes
A reunião faria a discussão sobre a implantação de um semestre especial na Ufes, com adoção de ensino remoto (Earte). Estudantes, docentes e técnicos, respeitando todas as medidas sanitárias e mantendo o distanciamento social, estavam no campus de Goiabeiras da Ufes protestar e colar cartazes contra a proposta.

Entidades representativas da comunidade acadêmica – Adufes, DCE e Sintufes – solicitaram ao presidente do Conselho, reitor Paulo Vargas, que a sessão fosse transmitida ao vivo e que os votos fossem abertos. 

Em reposta às entidades, o reitor negou o pedido para a sessão desta quinta feira e também a de ontem, do Conselho Universitário. No despacho, ele afirma que a Administração vislumbra “num futuro próximo, transmitir todas as sessões dos Conselhos Superiores, assim que possível, a partir da aprovação de um protocolo que seja apreciado e aprovado pelos conselheiros e conselheiras quanto aos seus direitos, proteção legal contra usos indevidos da imagem pessoal e profissional e dos conteúdos tratados nas reuniões, bem como dos termos de compromisso, responsabilidade e ciência assinados, no que se refere as transmissões abertas e transmitidas em tempo real. Esse protocolo será elaborado e apresentado aos Conselhos Superiores para aprovação num momento próximo oportuno”. 

Porém, segundo a Adufes SSind, o artigo 25 do Regimento Interno do Conselho Universitário, em seu § 3.º determina, desde 2016, conforme a Resolução nº 52/2016, que as sessões ordinárias e extraordinárias deverão ser transmitidas ao vivo via internet. 

Quanto à votação aberta, o reitor ressalta no ofício que a solicitação será levada para apreciação em plenária.

 

*Com informações e fotos da Adufes SSind.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences