Davi Kopenawa é o primeiro indígena a receber título de Doutor Honoris Causa pela UFRR

Publicado em 27 de Setembro de 2022 às 16h12

A liderança e xamã indígena do povo Yanomami Davi Kopenawa recebeu, na última sexta-feira (23), o título doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A cerimônia histórica aconteceu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), campus Paricarana, em Boa Vista (RR).

Essa é a primeira vez que um indígena recebe a máxima distinção acadêmica da UFRR. A concessão do título foi aprovada, por aclamação, pelo Conselho Universitário (Cuni/UFRR) e é resultado da contribuição de Davi Kopenawa à luta pelos direitos indígenas, reconhecida tanto nacional como internacionalmente.

"Sou o doutor honoris da floresta que eu nasci e cresci. Fiquei muito contente, muito alegre, junto com a floresta que está viva e em pé. Ser doutor honoris é o resultado da minha luta", disse Kopenawa.

Davi Kopenawa é cofundador e presidente da Hutukara Associação Yanomami, criada em 2004. Além de xamã e líder político, é também autor do livro “A queda do céu – palavras de um xamã yanomami”, em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert. Atuando também como produtor cultural, Kopenawa participou na criação da ópera Amazonas – A theatre music in three parts e co-produziu diversos filmes, como Xapiri (2012), Urihi haromatima pë: curadores da floresta (2014) e A Última floresta (2020), que recebeu o prêmio do público no Festival de Cinema de Berlim, no ano passado.

* Com informações da UFRR. Imagens: Reprodução/Youtube UFRR

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences