Docentes da Universidade do Distrito Federal paralisam atividades por democracia na instituição

Atualizado em 17 de Novembro de 2023 às 14h15

Docentes da Universidade do Distrito Federal (UnDF) paralisaram suas atividades na última segunda-feira (13) por falta de diálogo, de transparência e contra as atitudes antidemocráticas da Reitoria Pró-Tempore da instituição. Nesse dia, docentes e estudantes realizaram atos em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder executivo do Governo do Distrito Federal, e no campus Norte da UnDF.

As mobilizações foram chamadas pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Distrito Federal (SindUnDF SSind.) e ocorreram durante todo o dia. Um novo dia de paralisação foi marcado para a próxima semana, no dia 23 de novembro.

Para Annie Schmaltz, 3ª secretária do ANDES-SN, foi emocionante participar das primeiras mobilizações da categoria docente da UnDF, recém-ingressa na base do Sindicato Nacional. “A paralisação foi por pautas historicamente defendidas pelo Sindicato Nacional, como a autonomia universitária e a gestão democrática, referendadas no Caderno 2”, disse.

Aroldo Félix, 2º vice-presidente da Regional Nordeste III do Sindicato, corroborou com a diretora e afirmou que as e os docentes da UnDF realizaram um grande dia de lutas. “Estivemos presentes enquanto ANDES-SN nas atividades reforçando nosso compromisso e apoio à luta das e dos docentes da UnDF, como também ressaltando a importância da atividade construída em conjunto com as e os discentes. No próximo dia 23 haverá mais luta na UnDF, com boas expectativas de intensificação nas reivindicações. Todas e todos juntos pela democracia na UnDF. Chega de autoritarismo e de descaso”, destacou. 

Na avaliação de Bruno Couto, presidente da SindUnDF SSind., o dia 13 foi de intensas mobilizações e de paralisação das atividades da instituição. “Nós conseguimos mobilizar em torno de 65 pessoas na Praça do Buriti e quase 40 pessoas à noite no Campus Norte. Ou seja, pelo menos 100 discentes e as e os docentes estiveram diretamente engajados na mobilização, além da maioria das e dos discentes que também aderiu à paralisação e não compareceu à UnDF”, informou. 

Segundo Couto, os próximos dez dias serão decisivos para que a sociedade compreenda os inúmeros problemas que comprometem o presente e o futuro da UnDF. “Todos nós podemos assumir desde já o compromisso de fazer um movimento ainda mais intenso e organizado no próximo dia 23 de novembro. Vamos à luta”, reforçou.

Na pauta de reivindicações das e dos docentes e das e dos discentes estão:

 - Instalação imediata do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnDF, com configuração adequada ao princípio da gestão democrática determinado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Parágrafo único do art.56 que determina que as e os docentes ocuparão 70% dos assentos em cada órgão colegiado e comissão das instituições públicas de educação superior);

 - Agendamento imediato de reunião entre a Reitoria Pró-Tempore da UnDF, a Seção Sindical dos Docentes da UnDF e os representantes discentes da UnDF, com a presença de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para firmar compromisso público com a Universidade do Distrito Federal, em relação ao atendimento das demandas básicas das e dos docentes e das e dos discentes e à adequação dos processos e práticas aos princípios da gestão democrática, previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os representantes do GDF, CLDF e MPDFT a serem convidados para a reunião deverão ser indicados e/ou aprovados pela Seção Sindical dos Docentes da UnDF e pelos representantes discentes da UnDF; 

 - Criação de uma Mesa de Negociação Permanente entre a Reitoria Pró-Tempore da UnDF, Seção Sindical dos Docentes da UnDF, e representantes das e dos discentes da UnDF com mediação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, através da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação/Promotor Anderson Pereira Andrade; 

 - Suspensão de todos os trâmites relativos à publicação da Portaria 22/2023, que deverá ser apresentada, discutida e aprovada futuramente no âmbito do Conselho Universitário da UnDF.                                  

Saiba mais
Docentes da UnDF avançam na organização da categoria e fundam a SindUnDF SSind.

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences