Docentes das estaduais da Bahia participam de protesto contra desvalorização do serviço público

Atualizado em 06 de Abril de 2023 às 17h51

Docentes das universidades estaduais baianas (Ueba) em unidade com o conjunto o funcionalismo público participaram na quarta-feira (5), pela manhã, de um panelaço pelo "Reajuste Salarial Já!" em frente à governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Na próxima quarta-feira (12), as e os docentes das Ueba farão paralisação das atividades acadêmicas por 24h, com ato público em Salvador.

A mobilização contou com representantes do Fórum das ADs - reúne as seções sindicais do ANDES-SN (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc), e demais dirigentes sindicais que denunciaram o quadro de desvalorização do serviço público estadual. Durante o ato público, as lideranças sindicais apontaram para a disposição do funcionalismo público em organizar e fortalecer a luta unificada. São 8 anos de perdas salariais que, no caso da categoria docente, já corroeu mais da metade do salário, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O último reajuste linear foi concedido aos e às docentes em 2014, mas pago em 2015 e parcelado para os meses de março e de novembro daquele ano.

Em janeiro de 2022, ano eleitoral, o estado da Bahia autorizou um reajuste de 4% aos servidores públicos, além de um aumento escalonado conforme a carga horária de trabalho, totalizando ganhos que variaram entre 7% e 9,79%. No entanto, o reajuste necessário para recompor as perdas deveria ser de 53,33 %, conforme o Dieese.

A luta por um reajuste que recomponha as perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos oito anos é o primeiro ponto da pauta. Ainda integram as reivindicações o cumprimento dos direitos trabalhistas; a destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as quatro universidades estaduais baianas; mais a garantia da autonomia administrativa, financeira e acadêmica dessas instituições.

* foto: Fórum das ADs

Leia também
Servidoras e servidores estaduais da Bahia acumulam perdas salariais de 53,3%

 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences