Docentes das estaduais da Bahia protestam contra descaso do governo com demandas da categoria

Atualizado em 14 de Março de 2022 às 17h53
Manifestação resultou em reunião com assessores da Secretaria de Educação (SEC). Foto: Fórum das ADs

Docentes das quatro Universidades Estaduais da Bahia realizaram uma manifestação em frente à Secretaria de Educação do estado na última quarta-feira (9). O protesto, intitulado "Aniversário da Enganação", contou com bolo, faixas, carro de som para ironizar a interrupção da mesa de negociação entre o movimento docente e o governo.

Constrangidos, após dois anos sem diálogo, assessores da Secretaria de Educação (SEC) reuniram-se com representantes das associações docentes das universidades do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Santa Cruz (Uesc), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Durante a reunião, representantes das Seções Sindicais do ANDES-SN reafirmaram para assessores da SEC a importância de reestabelecer a mesa de negociação em caráter de urgência. Para o movimento docente, nada justifica a interrupção abrupta do diálogo, principalmente porque, durante a pandemia, as universidades estaduais têm cumprido cumprem um papel central no enfrentamento ao coronavírus e suas variantes. 

Foi ressaltado, que as e os docentes nunca deixaram de trabalhar e enfrentar a nova situação, realizando ensino on line, pesquisa e extensão. A categoria, além de essencial no enfrentamento à pandemia, também contribui nas análises e formações sobre a metodologia e organização da educação, tanto no formato remoto quanto, agora, no retorno ao presencial.

Docentes das Estaduais da Bahia em reunião com representantes do governo do estado. Foto: Fórum das ADs

Ronalda Barreto, coordenadora do Fórum das ADs – que reúne as seções sindicais do ANDES-SN das estaduais baianas, reafirmou os anseios da categoria sobre a questão salarial e os ataques ao Estatuto do Magistério Superior. "A nossa pauta já é conhecida pelo governo porque já protocolamos em todas as secretarias reiteradas vezes. Temos uma categoria angustiada e indignada com as perdas salariais. Foram 7 anos de espera para um reajuste que veio abaixo da inflação de 2021, apenas 4%. Mesmo as parcelas acrescidas agora em março com valores fixos, não resolvem a corrosão salarial de cerca de 50%. E vale salientar, como o aumento foi de valor fixo e com base apenas na carga horária, houve desrespeito à estrutura da carreira docente. É urgente que o governo respeite o Estatuto do Magistério Superior", ressaltou a professora.

Marcius de Almeida Gomes, Coordenador Executivo dos Programas e Projetos da SEC, argumentou de que era preciso incorporar mais secretarias no diálogo com os docentes, tais como Secretaria de Administração e Secretaria de Relações Institucionais. O representante se comprometeu em fazer essa articulação para a retomada da mesa de negociação. Estiveram também presentes na reunião o Assessor de Planejamento e Gestão, Matheus Guimarães e Helder Luiz Amorim Barbosa, Coordenador de Articulação de Projetos para Educação.

Após a reunião, docentes presentes na mobilização cantaram o "Parabéns da Enganação" junto com músicas de protesto. A manifestação também conseguiu dar visibilidade à pauta dos e das docentes em veículos de imprensa, através de várias entrevistas. A expectativa do movimento é manter a cobrança constante para que a mesa de negociação e o diálogo com o governo do estado sejam reestabelecidos.
 
Fonte: Fórum das ADs, com edição do ANDES-SN. Fotos: Fórum das ADs

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences