Entidades da educação convocam categorias para atos desta sexta (22)

Publicado em 21 de Março de 2019 às 20h56. Atualizado em 21 de Março de 2019 às 20h57

Intensificar as lutas e ocupar as ruas nesta sexta-feira (22) contra a reforma da Previdência e em defesa do direito à aposentadoria. Esse foi o chamado feito pelo ANDES-SN, pela Fasubra e pelo Sinasefe durante o debate virtual realizado nesta quinta-feira (21), pela rede social Facebook.

A live teve como tema principal “A defesa da educação pública e o ataque aos sindicatos”. Durante meia hora, representantes das três entidades abordaram os recentes ataques à educação federal, aos servidores públicos e à organização sindical. Participaram do debate Qelli Rocha, pelo ANDES-SN, Antonio Alves Neto – Toninho, pela Fasubra, e Camila Marques, pelo Sinasefe.

Diante a intensificação dos ataques aos trabalhadores e às suas formas de organização e luta, foi ressaltada a importância de fortalecimento das entidades sindicais. Na avaliação dos debatedores, a Medida Provisória 873/2019, é mais uma tentativa do governo de destruir uma das principais ferramentas de resistência da classe trabalhadora. A MP ataca a livre organização e financiamento sindical, proibindo que sindicalizados paguem a mensalidade às entidades via desconto consignado em folha.

Ressaltaram que esse ataque ocorre logo após o governo ter encaminhado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019 ao Congresso. A PEC propõe uma contrarreforma da Previdência, que atacará todas as categorias de trabalhadores dos setores público e privado. Além disso, promove o desmonte da Seguridade Social, atacando também a Assistência Social e Saúde pública.

Para resistir a esses ataques e fazer o enfrentamento, Qelli Rocha reforçou a necessidade de construção da unidade ampla entre os diversos setores. Ela citou como exemplo o Fórum Sindical, Popular e da Juventude de Lutas Por Direitos e Liberdades Democráticas, lançado em fevereiro e que reúne diversos movimentos.

“É importante que ocupemos as ruas. Foi sempre nas ruas que conseguimos arrancar nossos direitos. E a aposentadoria é um direito dos trabalhadores. Não é um privilégio. Assim como é um direito da classe trabalhadora a livre associação e sindicalização e o financiamento das suas entidades”, finalizou Qelli, chamando a categoria às ruas neste dia 22. Nesta sexta (22), será realizado o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. A data está sendo convocada de forma unitária pelas centrais sindicais brasileiras e terá adesão da classe trabalhadora.

Confira o debate

Próximo debate
As três entidades realizarão novo debate virtual no dia 3 de abril (quarta-feira), a partir das 19 horas, para discutir a Reforma da Previdência. A live será transmitida na página do ANDES-SN no Facebook.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences