Estão abertas as inscrições para o 29º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação

Atualizado em 19 de Setembro de 2023 às 10h50

Sindicalistas e trabalhadores e trabalhadoras da comunicação sindical de todo o país se encontrarão Rio de Janeiro, entre os dias 23, 24, 25 e 26 de novembro, para o 29º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação. O tema deste ano é “Comunicação e contra hegemonia: democratização, novas tecnologias e disputa de poder”.

O objetivo do curso é o fortalecimento da comunicação sindical. Para isso, irá abordar a disputa de ideias na internet, passando também pela função do panfleto e do carro de som como instrumentos de divulgação das pautas da classe trabalhadora. Durante os quatro dias, também tratará da história do Brasil, com destaque para a herança cultural africana no Rio de Janeiro, o Brasil pós-1930 e a ditadura empresarial-militar.

O NPC destaca que é preciso conhecer a história e as lutas sociais para se fazer uma comunicação sindical que esteja à altura das transformações no mundo da comunicação e no mundo do trabalho. “É preciso conhecer as pessoas com quem a gente fala. É preciso constância na comunicação. É preciso que essa comunicação tenha credibilidade. A mensagem que quero transmitir é: nós somos a classe trabalhadora. E se nós soubermos conversar entre nós, a gente consegue virar esse jogo”, afirma Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do Núcleo.

Há anos, o ANDES-SN e suas seções sindicais participam dos cursos anuais do NPC por considerar esse um importante espaço de formação, tanto para as e os profissionais quanto para diretores e diretoras.

"O Núcleo Piratininga de Comunicação, por décadas, vem contribuindo para que sindicatos e movimentos sociais aprofundem sua organização e fortaleçam suas lutas por meio da construção de uma política de comunicação que esteja à serviço daquelas e daqueles que lutam por um novo mundo. A participação de jornalistas e dirigentes sindicais, inclusive do ANDES-SN e das Seções Sindicais, em suas atividades de formação é parte da construção de uma comunicação popular questionadora e crítica", ressalta Fernando Lacerda Júnior, encarregado de Comunicação do Sindicato Nacional.

Confira a programação: https://nucleopiratininga.wixsite.com/29cursoanualnpc

Inscrição: https://forms.gle/5nRdDRuGM8Mt6hZg8

* com informações do NPC

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences