Funcionalismo da Paraíba cobra reunião com governo para tratar de reposição salarial

Publicado em 16 de Janeiro de 2024 às 16h30

Governador anunciou, na segunda (15), que vai conceder reajuste linear de apenas 5% para o funcionalismo paraibano. Fórum lançou nota de repúdio

O Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba cobra uma audiência com o secretário estadual da Administração, Tibério Limeira, e o governador João Azevêdo (PSB),  para discutir a reposição salarial linear de 22%, para as servidoras e os servidores estaduais, ativos e aposentados, e o cumprimento da data-base em janeiro. Representantes das entidades do funcioalismo estadual entregaram, na última quarta-feira (10), no Centro Administrativo e na Granja Santana, em João Pessoa (PB), dois ofícios com a solicitação. A Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb Seção Sindical do ANDES-SN) integra o Fórum e sua diretoria esteve presente no ato. O 2º vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, também acompanhou a atividade.

O governador anunciou, na segunda-feira (15), no programa "Conversa com o Governador", que vai conceder reajuste linear de apenas 5% para as servidoras e os servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas das administrações direta e indireta. Em nota, o Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba repudiou a proposta e a considerou "vexatória". 

"O percentual de 5% demonstra a total insensibilidade do governo com a situação precária pela qual passa o conjunto dos servidores ativos e aposentados do Poder Executivo, os quais além de amargar os piores salários entre os estados do Brasil ainda precisam suportar a incoerência de uma administração que bate recordes de arrecadação mas não tem a sensibilidade de, ao menos propor a recuperação das perdas inflacionárias de sua gestão, as quais já chegam até a data atual, a mais de 20%", disse o Fórum.

O índice de reposição salarial foi calculado pelo Dieese e é referente às perdas salariais no período de 2018-2024, no governo de Azevêdo. Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Fiscais de Renda da Paraíba (SindFisco) aponta que o governo estadual dispõe de recursos para reajustar os salários em 2024, já que entre 2022 e 2023 a Paraíba acumulou um incremento de R$ 1,2 bilhão (7,27%) de receitas próprias e transferências constitucionais.

No final de novembro de 2023, o Fórum dos Servidores apresentou a primeira solicitação ao governo da Paraíba para a retomada da mesa de negociação permanente e a implantação de mesas setoriais, mas até o momento o governo não apresentou nenhuma resposta.

Fonte: Aduepb SSind., com edição e acréscimo de informações do ANDES-SN. Fotos: Fórum dos Servidores Estaduais da Paraíba

Leia também
Aduepb SSind consegue aprovação de lei para garantir segurança jurídica para pagamento de auxílios

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences