Nove pessoas morrem em incêndio em acampamento do MST no Pará

Publicado em 12 de Dezembro de 2023 às 17h27

Nove pessoas morreram em um incêndio no acampamento Terra e Liberdade, do Movimento de Trabalhadores sem Terra (MST), em Parauapebas, sudeste do Pará. A tragédia, ocorrida no sábado (9), resultou de uma ação provocada no momento de instalação de internet, pela empresa G5 Internet.
 

Vista do acampamento Terra e Liberdade no Pará antes da tragédia. Foto: MST/PA

De acordo com nota do MST, as famílias organizadas no acampamento Terra e Liberdade chegaram a alertar os funcionários da empresa, sobre as condições em que estavam realizando o trabalho e o horário avançado para realizar tal procedimento, porém os operadores seguiram com a instalação. Por volta das 20h, houve um erro na operação e uma antena tocou a rede de alta tensão, ocasionando a morte imediata dos trabalhadores e a eletrificação dos fios de internet, o que provocou o incêndio que atingiu alguns barracos do acampamento.

Com a tragédia, estão confirmados nove óbitos. Seis vítimas fatais estavam acampadas, e as outras três eram trabalhadores da empresa de internet, e também moradores do assentamento 17 de Abril, em Eldorado do Carajás. O incêndio deixou diversos feridos e muita destruição no local.

Nessa segunda-feira (11), um ato foi realizado no acampamento Terra e Liberdade, em solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Segundo o MST, todas as vítimas fatais do incêndio compõem quadros da luta por reforma agrária, uma vez que até mesmo os três trabalhadores da empresa G5 Internet eram jovens do assentamento Lote 7, que fica próximo à região. De acordo com a direção do MST do Pará, as vítimas são Francisco Nascimento de Sousa Júnior; Gabriel Pereira da Silva; Geovane Pereira dos Santos; Jovenilson Aragão Trindade; Francisco Ferreira; Francisco De Assis Pereira Rodrigues; Fernanda Sousa de Almeida; Eva Maria da Conceição Silva; e uma pessoa ainda sem identificação, em aguardo de equipe de legistas.

Em nota, a diretoria do ANDES-SN lamentou a tragédia e expressou solidariedade. “Diante do ocorrido, manifestamos toda nossa solidariedade às famílias que perderam seus parentes, aos companheiros e companheiras do acampamento que enfrentam momento difícil e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Pará. Ao mesmo tempo, exigimos das autoridades competentes as providências necessárias para que novas tragédias como essas não voltem a ocorrer na localidade”, afirmou o documento. Confira aqui.

* com informações do MST

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences