Reprovação de Jair Bolsonaro bate novo recorde e chega a 65,3%

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 às 14h23

O governo Bolsonaro segue acumulando recordes de rejeição. Segundo a pesquisa realizada pela empresa de consultoria Atlas/Intel, e divulgada na segunda-feira (29), 65,3% dos brasileiros e das brasileiras consideram como péssima ou ruim a administração de Jair Bolsonaro (PL).

O índice de popularidade do presidente da República também nunca foi tão baixo. Apenas 19% das entrevistadas e dos entrevistados avaliam a gestão como boa ou ótima. Este é o menor índice registrado desde o início do mandato. Em janeiro de 2019, quando Bolsonaro tomou posse, sua taxa de aprovação era de 39%. Há um ano, era de 31%. O estudo ouviu 4.921 pessoas, entre os dias 23 e 26 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.

A corrupção, o desemprego, a inflação, a desigualdade social e a pobreza foram apontadas por 59% da população como os principais problemas do país. Uma mostra de que a população brasileira sente a deterioração das condições de vida ao longo dos últimos anos, especialmente durante a pandemia.

Economia
Sobre o aspecto econômico, 72,3% avaliam o atual cenário como ruim e acham que a economia está no caminho errado. 46% ainda afirmaram que os preços subiram fora de controle nos últimos seis meses. Tal índice tem relação direta com o percentual de famílias brasileiras com dívidas em atraso. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) este número chegou a 74,6%, em outubro, maior patamar em 12 anos de pesquisa.

Enquanto a população luta para pagar as contas do mês, o ministro da Economia Paulo Guedes ganhou as manchetes do país por possuir empresas fora do país (offshore), em paraísos fiscais. O objetivo da empreitada foi confirmado pelo próprio ministro: evitar impostos e, assim, lucrar ainda mais.

Corrupção
Os esquemas de corrupção no governo Bolsonaro nas tentativas de compra de vacinas superfaturadas ou pelos esquemas das “rachadinhas” dos filhos do presidente foram refletidas pela pesquisa: 59,2% dos entrevistados afirmaram acreditar que a corrupção está aumentando. Apenas 23% disseram que o governo Bolsonaro está fazendo com que a prática criminosa diminua no país; 14% não souberam como responder à pergunta.

Fonte: CSP-Conlutas com edição e acréscimo de informações do ANDES-SN. Foto: Agência Brasil

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences