Servidoras e servidores realizam Jornada de Luta e ato em Brasília nos dias 7, 8 e 16 de novembro

Atualizado em 09 de Novembro de 2023 às 09h06

Nos dias 7 e 8 de novembro, servidoras e servidores públicos participarão da Jornada de Luta "Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!" em Brasília (DF) e nos estados. O ANDES-SN tem contribuído na efetivação da luta pelos direitos das servidoras e dos servidores, juntamente com os fóruns das entidades nacionais Servidores Federais (Fonasefe) e de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e as Centrais Sindicais. No dia 16 de novembro, está programada uma caravana a Brasília (DF), quando está prevista uma nova reunião da a Mesa  Central de Negociação Permanente entre governo e entidades.

A nova jornada tem como objetivo intensificar a mobilização pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, pela reestruturação das carreiras, pela equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes, pela revogação de medidas de Temer e Bolsonaro que prejudicam as categorias e o conjunto da classe trabalhadora, assim como pelo arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, contrarreforma Administrativa.

O Sindicato Nacional, em conjunto com outras entidades do Setor da Educação – Fasubra e Sinasefe -, convocou docentes, técnicas e técnico-administrativos para uma paralisação nos próximos dias 7 e 8, por valorização das e dos profissionais da educação e para denunciar a falta de resposta concreta do governo à pauta de reivindicação das e dos SPF.

A Jornada de Luta antecede a MNNP que ocorrerá no dia 16 de novembro. No dia 7 de novembro, às 18h, ocorrerá a Plenária Nacional Unificada das servidoras e dos servidores públicos - presencial em Brasília, na sede do ANDES-SN, e híbrida. Já no dia 8 de novembro, pela manhã, ocorrerá pressão às e aos parlamentares contra a PEC 32 e pela inclusão das servidoras e dos servidores federais na LOA 2024, em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados. Pela tarde, acontecerá um ato em frente ao Bloco K Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Raquel Dias, presidenta em exercício do ANDES-SN, afirma que a orientação do Sindicato Nacional à categoria é que se realize atividades de mobilização, nos dias 7 e 8 de novembro, nos locais de trabalho. "O chamado que o ANDES-SN faz para as suas seções sindicais e para a base da categoria é que a gente se mantenha mobilizado para os dias 7,8 e 16 de novembro para que possamos fazer pressão junto ao MGI, ao governo, para retomarmos o debate e fazer com que essa mesa de fato se efetive. E, também, que possamos arrancar respostas efetivas para as pautas que estão colocadas na mesa. Sem esquecer as outras reivindicações importantes, como a revogação do Novo Ensino Médio e da BNC-Formação", disse.

Caravana
No dia 16 de novembro, as entidades convocam as suas bases à capital federal para pressionarem o governo durante a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Algumas categorias estarão com eventos em Brasília e, para este data, segundo Raquel Dias, há expectativa da construção de um ato grande para pressionar o governo durante a reunião.

"As pautas que estão colocadas para as mobilizações são relativas à recomposição salarial das servidoras dos servidores, o revogaço das medidas ainda do governo Bolsonaro, principalmente a reforma Administrativa, mas há várias pautas específicas como o ponto eletrônico, jornada de trabalho, as progressões,  fim de contribuição previdenciária por aposentados  e pensionistas, dentre outras, e a pauta da carreira que é de uma das mesas que já se estabeleceu e que precisa avançar. Por isso, é fundamental que as seções sindicais deliberem pela adesão também a esse dia de mobilização com a construção de paralisação e a vinda à Brasília", reforçou a docente.

Para mais informações, acesse as circulares nº 400 e 402

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences