Sindicato dos docentes das federais do Ceará aprova refiliação ao ANDES-SN

Publicado em 18 de Dezembro de 2020 às 13h20. Atualizado em 18 de Dezembro de 2020 às 16h23

Na noite de ontem, 17, docentes das universidades federais do Ceará, aprovaram, por 100 votos (outros dois votaram contra e um se absteve), a refiliação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) ao ANDES-Sindicato Nacional. A decisão ocorreu um dia após a realização de plebiscito que consultou a categoria sobre o assunto. 

O plebiscito ocorreu nos dias 15 e 16 de dezembro e foi realizado de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19. Dos 740 votantes, 438 votaram favoravelmente à pergunta que indagava se a ADUFC-Sindicato deveria se tornar seção sindical do ANDES-SN, o que representou 59,19% dos votantes.

O presidente da Adufc, Bruno Rocha, lembrou que a decisão do Conselho de Representantes pela realização de um plebiscito sobre o tema demonstra um compromisso com o debate democrático, uma vez que a consulta não é exigência legal para a refiliação ao Sindicato Nacional. 

Ele destacou, ainda, o compromisso da atual diretoria da Adufc é com o cumprimento da legalidade dos processos e com o respeito às decisões tomadas em instâncias coletivas de deliberação, como a assembleia geral (AG). “Esta diretoria segue o estatuto (do sindicato) e trabalha como uma diretoria executiva”, apontou.

A assembleia, que decidiu pela filiação, contou com a presença da presidenta do Sindicato Nacional, Rivânia Moura. Para ela, a entidade em conjunto com as demais seções sindicais irá reforçar a frente nacional de mobilização em defesa da universidade pública. “Estou muito emocionada com tanta história registrada, tanta luta viva. Parabenizo toda a comunidade acadêmica da base da Adufc SSind. e a diretoria desse sindicato por trazer esse debate à tona”, afirmou. Rivânia ainda reforçou o papel fundamental da unidade para se lutar contra tantos ataques sofridos pela educação superior pública. 

Trâmite legal

Após a decisão em assembleia, a nova seção sindical deverá submeter à Assessoria Jurídica Nacional (AJN) a documentação legal da AG - ata, lista de presença e cópia de seu estatuto. Após parecer favorável, essa incorporação será submetida ao próximo Congresso do ANDES-SN e, sendo aprovada, a Adufc deverá submeter à sua base uma nova proposta de regimento interno, o mesmo também deve ser aprovado pelo ANDES-SN. Na sequência, será realizada uma AG conjunta entre as bases da Adufc e do Sindicato Nacional para aprovar essa incorporação e, consequentemente, a solicitação da atualização da carta sindical junto aos órgãos competentes, nos termos da Portaria nº 501/19, que dispõe do registro de entidades sindicais pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Adufc

Criado em 1980, o sindicato representa os professores e professoras das universidades federais do Ceará (UFC), do Cariri (Ufca) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Em 1991, os docentes aprovaram a filiação ao ANDES-SN e, em 2010, desligou oficialmente do Sindicato Nacional e se filou ao Proifes. Dez anos depois, o sindicato retorna ao ANDES-SN, entidade combativa e de luta. 

*Com informações de Adufc

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Update cookies preferences