Ufes receberá III Encontro sobre Carreira EBTT e Educação Básica das Iees/Imes

Publicado em 14 de Outubro de 2022 às 14h56

 

Entre os dias 21 e 23 de outubro, acontecerá o III Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, em Vitória (ES), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)– campus de Goiabeiras. A atividade é uma deliberação do 65º Conad, que aconteceu em julho em Vitória da Conquista (BA).

De acordo com Jennifer Webb Santos, 3ª tesoureira do ANDES-SN e da organização do encontro, os debates devem dar sequência aos assuntos discutidos na segunda edição do encontro, realizada em 2019, em Porto Alegre (RS). Entre os temas abordados estão autonomia e financiamento; EBTT/CAP e a contrarreforma da educação estadual e municipal, ponto eletrônico e corte orçamentário.

A diretora do ANDES-SN destaca que o encontro visa reunir docentes do EBTT e das instituições estaduais de ensino básico que estão vinculados ao ANDES-SN, mas também é aberto para toda a categoria docente.

“O encontro não é voltado apenas para esse público [docentes Ebtt e ensino básico]. É um encontro do ANDES-SN, então é um evento para todos e todas docentes do Sindicato Nacional, independente se atue na educação básica, na técnica, tecnológica ou no ensino superior. Somos defensores do princípio da carreira única, nós entendemos que dentro do ANDES-SN o espaço da valorização passa, justamente, por fazer um encontro cuja temática aborde as especificidades, mas que todos os docentes sejam engajados e convidados a participar”, reforça.

A 3ª tesoureira do Sindicato Nacional destaca ainda que o momento é uma importante oportunidade para conectar as pautas da educação básica com as da superior, aprofundar a compreensão de que a luta em defesa da educação é uma só e discutir e apontar caminhos de uma maneira mais ampla.

O III Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior será realizado na Ufes, em parceria com Adufes – Seção Sindical do ANDES-SN, que apontou a disponibilidade para receber o evento. A Ufes conta com uma unidade do ensino básico, que trabalha somente com educação infantil. Jennifer ressalta que é uma parcela específica da categoria, mas que também precisa ser valorizada, pois faz parte da base do ANDES-SN – as e os docentes do EBTT representam cerca de 10% dos sindicalizados e das sindicalizadas.

“Foi unânime na diretoria a compreensão da importância de realizar o encontro na Ufes. Mesmo [docentes EBTT] sendo uma minoria dentro da sessão sindical, entendemos que é muito importante levar esse debate lá, para dizer o quanto esses professores são importantes e a realização do encontro na Ufes aponta para esse caminho, que é o que queremos dentro do ANDES-SN”, explica.

A diretora do Sindicato Nacional reafirma ainda a necessidade de ampliar a compreensão de que a luta por uma carreira única precisa compreender a atuação docente no ensino, na pesquisa e na extensão também na educação básica, técnica e tecnológica. “Isso vai ser debatido no encontro nessa perspectiva. Nós vamos levar para Vitória esse debate para que seja repercutido em toda a base”, acrescenta.

Segundo Jennifer, a estrutura do encontro está sendo preparada para receber cerca de 100 pessoas. A participação no encontro é aberta a todas e todos docentes que desejem, sem limites de inscrição por seção sindical.  “A seção sindical também vai ampliar localmente o convite para estudantes da graduação dos cursos de licenciatura para que possam vir debater conosco os vários temas que se relacionam com esse público e questões específicas do EBTT”, conclui.

Matéria originalmente publicada no InformANDES Set/Out. 2022.

Leia aqui o jornal em PDF

Leia aqui no ISSUU

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences