Última dia do VIII Seminário de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente é marcado por debates e encaminhamentos

Atualizado em 20 de Março de 2023 às 16h27

*publicado em 18/03, alterado para mudança de editoria

O VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN teve prosseguimento na manhã de domingo (19), na capital paulistana, com a Reunião do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), coordenação que organizou o evento em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp - Seção Sindical do ANDES-SN).

A reunião foi aberta para as e aos participantes debaterem e sugerirem encaminhamentos do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente. Antes, as e os docentes deram informes nacionais e das seções sindicais.

Em seguida, as coordenadoras do GTSSA informaram que uma enquete será lançada ainda no primeiro semestre deste ano para mapear o adoecimento de docentes nas instituições públicas de ensino. Para o GT, tanto o seminário quanto a reunião realizada foram fundamentais para acrescentar novas ideias aos trabalhos da coordenação.

“O mais importante nesse momento é darmos concretude ao que foi encaminhado. As seções sindicais irão receber essa enquete que vai centrar em docentes da educação superior - sindicalizado ou não sindicalizado - e faremos perguntas sobre o adoecimento, questões de vida, entre outros. É fundamental também que as seções sindicais possam desdobrar [os encaminhamentos] em ações na sua base e, ainda, servir como uma oportunidade de até quem não é sindicalizado saber o que o ANDES-SN está fazendo e a sua preocupação com a docência”, disse Zuleide Queiroz, 2º vice-presidenta do ANDES-SN e da coordenação do GTSSA do sindicato. 

Em seguida, a mesa abriu espaço de fala para as e os docentes que sugerirem diversas ações de encaminhamento do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do como, por exemplo, criar grupos de trabalho locais que tratem de seguridade social e assuntos de aposentadoria. 

“Esse formato feito na nossa reunião de hoje do GTSSA, dentro de uma programação do VIII Seminário, foi muito importante porque conseguimos garantir que as seções sindicais - que já participam do GTSSA - aprovem em assembleias locais a participação e a criação do GTSSA no âmbito de suas seções sindicais. As e os docentes sentiram a necessidade de criar um GTSSA local para discutir os assuntos de seguridade, previdência, saúde, trabalho docente e, especialmente, os assuntos de aposentadoria. Conseguimos garantir essa participação e tivemos a presença de 27 seções sindicais. Muitas não conheciam o grupo de trabalho”, explicou Zuleide Queiroz.

Nos relatos, as e os docentes afirmaram a importância do GTSSA não apenas para as aposentadas e os aposentados como também para aquelas e aqueles que estão na ativa e têm sofrido ataques à carreira. “Essa reunião foi fundamental para que pudéssemos agregar novos componentes para o nosso GT e o fortalecer. O sindicato é um dos poucos espaços onde nós podemos construir a luta porque tudo que temos em termos de políticas, assistência, seguridade, e demais conquistas, são frutos da luta desse sindicato por esses direitos”, reforçou a diretora do ANDES-SN.

VIII Seminário
O VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN foi organizado pelo GTSSA do Sindicato Nacional em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp - Seção Sindical do ANDES-SN). O evento ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de março no Anfiteatro Parasitologia da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo (SP). É o primeiro seminário do Sindicato Nacional sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora docente desde o início da pandemia de Covid-19. O último ocorreu em 2019, na cidade de Campina Grande (PB). 

Saiba mais
Adoecimento e condições de trabalho foram temas do segundo dia do VIII Seminário de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente 
VIII Seminário Saúde do(a) trabalhador(a) docente teve início na sexta (17) em São Paulo
Seminário do ANDES-SN em São Paulo abordará saúde do trabalhador e da trabalhadora docente
 

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences