Circular nº 071/2022
Brasília (DF), 21 de fevereiro de 2022
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
Em complementação à Circular nº 059/2022, que convocou a Reunião do Setor das IFES, a ser realizada de forma on-line no dia 22 de fevereiro (terça-feira) das 14h às 19h, encaminhamos abaixo (Anexo), os informes recebidos por essa Secretaria até o dia de hoje (21/02), advindos das Seções Sindicais.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN de apoio e solidariedade ao professor Fábio Nogueira, que sofre perseguição e tentativas de silenciamento por parte do vereador bolsonarista Alexandre Aleluia.
Informamos que o Caderno de Textos, bem como o seu Anexo, que subsidiarão os debates do 40º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado entre os dias 27 de março e 1º de abril, na cidade de Porto Alegre (RS), serão veiculados somente em modo digital, sem que sejam impressos pelo Sindicato Nacional, salvo exceções.
Em caráter estritamente excepcional, voltado para congressistas que tenham dificuldades de acesso ao Caderno em sua versão digital, serão impressos cadernos para 10% da quantidade total de congressistas. Para ter acesso a esses, de forma excepcional e mediante justificativa, as seções sindicais deverão solicitar, por meio do link: https://forms.gle/BRQ474LShYFyTWDs5, até o dia 15/03, a quantidade de caderno impressos para a sua delegação, a serem retirados no momento da confirmação do credenciamento, no local do evento.
As solicitações de cadernos impressos que não forem feitas previamente não poderão ser contempladas. Informamos que a disponibilidade dos mesmos estará sujeita à quantidade de impressões que, como dito, será limitada à 10% do número total de congressistas.
Cumprindo a deliberação do 38º CONGRESSO do ANDES-SN:
Fomentar em seus encontros (CONGRESSOS, CONAD, etc.) mostras artísticas e culturais da base do ANDES-SN na programação oficial. Mostra de artes visuais durante o período do evento, com um dia de exposição especial. E, ainda, que seja inserido um momento cultural.
A Diretoria do Sindicato Nacional, por meio do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA), convida as seções sindicais, a partir de seus(suas) sindicalizado(a)s, a ocuparem cultural e artisticamente o 40º CONGRESSO, com apresentações musicais acústicas, estilo “voz e violão”, declamação de poemas, interpretações cênicas, performance corporal, dança, entre outros. O importante é cada um(a) expressar sua arte. A mostra deve ser ao vivo, e a temática da manifestação deve dialogar com as nossas lutas cotidianas.
O momento para as apresentações do(a)s professore(a)s será comunicado posteriormente, quando será disponibilizada estrutura de espaço/palco e microfones para as apresentações . Para uma melhor organização da estrutura, pedimos que enviem suas propostas de intervenção artística e cultural até o dia 11 de março de 2022 (sexta-feira) para a Secretaria Nacional (secretaria@andes.org.br). Ressaltamos que não haverá processo seletivo e que a Coordenação do GTCA juntamente com a Comissão Organizadora do 40º CONGRESSO atuará no sentido de contemplar todas as demandas apresentadas, na medida do possível.
Participe e ajude a construir um belo momento cultural no ambiente das nossas elaborações e preparação das lutas.
Solicitamos às seções sindicais que enviarão jornalistas para atuarem na cobertura do 40º CONGRESSO do ANDES-SN, que ocorrerá em Porto Alegre (RS), de 27 de março a 1º de abril de 2022 (domingo a sexta-feira), que credenciem o(a)s respectivo(a)s profissionais juntamente com a sua delegação no sistema de credenciamento, pois essa ferramenta é o único meio para recebimento dos dados de participantes.
A Comissão Organizadora do 40º CONGRESSO está planejando o evento visando assegurar autonomia para locomoção e participação a todo(a)s. Nesse sentido, solicitamos às seções sindicais que comuniquem por meio do sistema de credenciamento se algum(a) professor(a) da sua delegação é pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com as seguintes informações:
· Nome e telefone celular do(a) docente;
· Qual a deficiência ou dificuldade;
· Qual a demanda de serviço de acessibilidade.