Circular nº 243/2020 - Encaminha Carta do 8º CONAD Extraordinário realizado nos dias 30 e 31/7/2020
Encaminhamos, para conhecimento e divulgação, a Carta do 8º CONAD Extraordinário, ocorrido nos dias 30 e 31 de julho de 2020.
CARTA DO 8º CONAD EXTRAORDINÁRIO DO ANDES-SN
O 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN ocorre em um momento de absoluta excepcionalidade e suspensão da vida cotidiana de parte da população mundial. Nos dias 30 e 31 de julho de 2020, realizado inusitadamente de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, que, no Brasil, já levou à morte, pelos dados oficiais, mais de 92 mil pessoas, e, certamente, diante da subnotificação, mais do que o dobro de óbitos, com mais de 2 milhões e meio de contaminado(a)s.
A COVID-19, que chega ao Brasil pela parcela da população economicamente dominante, atingindo proporções desastrosas pela sua política, se torna, rapidamente, uma nova “peste” que dizima, de forma devastadora, trabalhadores e trabalhadoras, de maneira mais enfática o(a)s moradore(a)s de periferias, sub-empregado(a)s, trabalhadore(a)s informais, povos indígenas, entre outros segmentos vulnerabilizados pela necropolítica do capital operacionalizada pelo governo federal de Jair Bolsonaro e seus/suas seguidore(a)s em alguns estados e municípios.
É nesse contexto, de extrema tristeza, em que números de mortos e mortas a cada dia se tornam nomes de entes querido(a)s, docentes, estudantes, militantes e trabalhadore(a)s que fazem parte de nosso cotidiano, que somos desafiado(a)s a realizar um CONAD para prorrogar o mandato da atual Diretoria e manter o ANDES Sindicato Nacional em seu valoroso e imprescindível trajeto de luta e caminhada. Assim, registramos nesse 8º CONAD Extraordinário, nossa profunda solidariedade a todos e todas que perderam pessoas queridas.
Mesmo na excepcionalidade de um evento nacional realizado de forma virtual, a categoria, a partir da realização de assembleias de base, elegeu delegado(a)s e observadore(a)s, que, de forma enfática, debateram a conjuntura e apontaram, inequivocamente, a necessidade de qualificarmos essa conjuntura como expressão da crise estrutural do capitalismo, assim como a necessidade de nos fortalecermos para o enfrentamento ao governo de extrema direita, que, a partir de sua política neoliberal e anticiência, ataca de forma central o funcionalismo público e a educação.
Nesse momento de pandemia mundial, o capitalismo busca se revigorar, articulando diferentes formas de exploração e de apropriação do momento excepcional imposto pela COVID-19, para garantir ainda mais lucros, seja através de mais retirada de direitos, de tentativas de normalização do excepcional, como o trabalho e o ensino remotos, seja por meio das diferentes formas de apropriação do fundo público.
Nesse contexto, na certeza de que só um sindicato forte, combativo, organizado pela base e comprometido com a educação pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade, antimachista, antirracista, anticapacitista, antilgbtfóbica e antipatriarcal, será capaz de fazer frente aos retrocessos e aos ataques em curso, os delegados e as delegadas presentes no 8º CONAD Extraordinário votaram pela prorrogação do mandato da atual Diretoria por um período de até 90 dias, podendo ser renovado por mais até 90 dias.
Assim, se reafirma o princípio do ANDES-SN de organização pela base e não pela superestrutura, de um sindicato atento às lutas da sociedade e às demandas reais da classe trabalhadora, buscando contribuir para o processo de reorganização do(a)s trabalhadores e trabalhadoras, tão necessário para a construção de um projeto emancipatório para a nossa classe.
O 8º CONAD Extraordinário do Sindicato Nacional termina com reflexões que nos impulsionam a pensar que “nova normalidade” queremos. Se nos basta retornar ao período anterior à pandemia, em que o capitalismo a cada dia aprimorava suas formas de exploração, articulando o arcaico e o moderno, ou se queremos fazer deste momento excepcional uma possibilidade de construirmos as bases de uma nova sociabilidade. Como afirma a poetiza Marina Colassanti, “eu sei que a gente se acostuma, mas não devia”. Nessa realidade, é necessário desnaturalizar a estrutura desumananizadora do capital e colocar como horizonte a superação dessa ordem, impulsionando sonhos e utopias que nos conduzam ao processo de reorganização da classe trabalhadora.
31 de julho de 2020.
Em complementação à Circular nº 239/2020, que informa sobre a realização do Seminário intitulado “O GOVERNO BOLSONORO SUAS POLÍTICAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA” promovido pelo FONASEFE a ser realizado nos dias 5, 6, 7 de agosto de 2020, por videoconferência, estamos encaminhando material de divulgação ( cartaz em pdf e jpeg) e orientações para participação no seminário.
Aproveitamos para lembrar que as inscrições serão até o dia 03 de agosto pelo site, no seguinte endereço https://www.fonasefe.com.br/.
Circular nº 241/2020 - Informa e Orienta sobre a participação no 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN
Estamos em um esforço muito grande para organizar o 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN de forma tão excepcional, como a virtual. O prazo para o credenciamento findou no dia 27 de julho, e tivemos mais de sessenta seções sindicais credenciadas, porém, cerca de 70% se inscreveu no último dia e, grande parte, à noite.
A demanda de trabalho gerada pelas inscrições realizadas no último dia, agregada das inúmeras pendências na documentação e débitos com o caixa nacional, e a condição remota de nosso trabalho, têm gerado dificuldades. Por isso, solicitamos a máxima atenção das seções sindicais para as seguintes questões:
- Com pendências financeiras não é possível credenciar delegado(a)s para o 8º CONAD Extraordinário;
- Sem realização de assembleia de base, conforme previsto no Estatuto do ANDES-SN, não é possível credenciar delegado(a)s, apenas observadore(a)s;
- Para acessar a plataforma on-line onde ocorrerá o CONAD, trabalhamos EXCLUSIVAMENTE com o correio eletrônico e telefone com WhatsAapp do(a)s delegado(a)s e observadore(a)s informados pelas seções sindicais. Qualquer troca no endereço de correio eletrônico de representante da seção sindical só será aceita mediante envio de e-mail oficial para secretaria@andes.org.br.
- Já criamos um grupo de WhatsAapp intitulado 8º CONAD Extraordinário, em que todo(a)s o(a)s participantes devem ser cadastrado(a)s para facilitar as orientações;
- Enviamos um e-mail para cadastramento do(a)s delegado(a)s e observadore(a)s na plataforma do CONAD. Do conjunto de mais de 220 participantes, apenas cerca de 120, até o momento, realizaram o cadastro na plataforma. E apenas 3 participantes realizaram o teste.. Lembramos que esses procedimentos são FUNDAMENTAIS para a realização do 8º CONAD nos dias 30 e 31 de julho, assim como para sua agilidade.
Pedimos que cada seção sindical confirme com seu(sua) delegado(a) e seu(s)/sua(s) observadore(a)s o cadastro na plataforma, assim como o recebimento do e-mail, para que possamos dar prosseguimento para a organização e minimizarmos problemas tecnológicos que, por ventura, poderão ocorrer amanhã. Qualquer dúvida sobre a plataforma pode ser sanada com o funcionário Marcos, do CPD do ANDES-SN, no e-mail: marcos@andes.org.br.
Em anexo, seguem as orientações para ser enviadas à(o)s representantes da seção sindical com explicações sobre a plataforma.
Em virtude da excepcionalidade do 8º CONAD Extraordinário, no que se refere a sua forma virtual, o acesso da Imprensa será restrito à equipe de comunicação do ANDES-SN. A cobertura dessa equipe se dará em tempo real, ao final de cada mesa será lançada uma matéria que estará disponível no site do ANDES-SN.
Informamos que o e-mail imprensa@andes.org.br estará disponível para sanar dúvidas e/ou encaminhar informações relevantes sobre o CONAD.
O FONASEFE realizará nos dias 5, 6, 7 de agosto de 2020, o Seminário intitulado “O GOVERNO BOLSONORO SUAS POLÍTICAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA”, considerando a situação imposta ao país pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e as diversas orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e de demais autoridades sanitárias, o seminário será realizado por videoconferência. Informamos que cada entidade de base pode inscrever até 5 participantes. Caso haja necessidade de inscrever mais participantes, pedimos entrar em contato com a Secretaira: secretaria@andes.org.br. O período das inscrições é de 24/7 a 31//7/2020, segue o endereço para as inscrições no SEMINARIO DO FONASEFE https://www.fonasefe.com.br/.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, o card de propaganda do debate on-line “Mundo do Trabalho e Organização Sindical em Tempos de Pandeia”, com a presença do(a)s professore(a)s Ricardo Antunes, Virgínia Fontes e Eblin Farage, essa última como mediadora, a ocorrer no próximo dia 28 de julho, às 18h, nos perfis do ANDES-SN do Facebook e YouTube.