NOTA DA DIRETORIA DO ANDES SINDICATO NACIONAL EM REPÚDIO À AÇÃO TRUCULENTA E RACISTA DO REITOR DA UFDPAR

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES SINDICATO NACIONAL EM REPÚDIO À AÇÃO TRUCULENTA E RACISTA DO REITOR DA UFDPAR

Atualizado em 26 de Agosto de 2022 às 14h19

 

Nesta quinta-feira (25/08/2022), de forma truculenta e racista, o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), acionou a Polícia Militar para retirar de sala de aula um jovem estudante negro, do curso de Psicologia, por ter feito grafite em um banco da instituição. À revelia da lei e sob protestos da comunidade universitária, o estudante fora conduzido à Delegacia da Polícia Federal e autuado por crime ambiental.

 

O ANDES SINDICATO NACIONAL repudia com veemência a ação repressiva do reitor ao tempo em que manifesta profunda solidariedade ao estudante agredido e a toda comunidade universitária da UFDPAR. Não há dúvida de que ações como essas expressam a criminalização das lutas em defesa da universidade pública e das liberdades democráticas, aprofundadas em nosso país com o bolsonarismo. 

 

Não aceitaremos que nossas universidades sejam transformadas em espaços de repressão aos processos de criação e manifestações artísticas! Seguiremos lutando em defesa da autonomia, da democracia e do caráter público e gratuito das universidades brasileiras.

 

DITADURA NUNCA MAIS!

FORA REITOR INTERVENTOR!

Brasília (DF), 26 de agosto de 2022.

 

 

Diretoria do ANDES Sindicato Nacional

 

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences