NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE AO POVO SENEGALÊS E DE REPÚDIO AO ASSASSINATO DE NGANGE MBAYE

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE SOLIDARIEDADE AO POVO SENEGALÊS E DE REPÚDIO AO ASSASSINATO DE NGANGE MBAYE

Publicado em 15 de Abril de 2025 às 18h48

O ANDES-SN manifesta sua profunda solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade senegalesa diante do brutal assassinato de Ngange Mbaye, trabalhador ambulante e senegalês, morto de forma covarde pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no último dia 11 de abril.

Ngange Mbaye foi vítima da constante violência racista promovida pelas forças da PM, que historicamente agem com brutalidade contra a população negra, periférica, imigrante e trabalhadora. O assassinato de Ngange não é um caso isolado, assim como a morte do trabalhador congolês Moïse Kabamgabe em 2022 no Rio de Janeiro, cujas mortes passam pela lógica de repressão e genocídio do povo negro, agravada pelo aprofundamento da política de extermínio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário da segurança pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite.

É inadmissível que a vida de um trabalhador seja tirada por exercer sua atividade de forma digna para sobreviver!

Exigimos a imediata apuração deste crime, com a responsabilização dos agentes envolvidos e também cobramos que os governos estadual e federal adotem medidas efetivas para garantir a segurança, os direitos e a dignidade das pessoas migrantes, em especial da comunidade imigrante negra.

O ANDES-SN se soma às vozes que clamam por justiça para Ngange Mbaye e reafirma seu compromisso com a luta antirracista, pela desmilitarização da polícia, pela defesa dos direitos humanos e da vida.

 

Basta de genocídio do povo negro!

Basta de violência policial!

 

Brasília (DF), 15 de abril de 2025.

 

 

Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences