A Diretoria do ANDES-SN manifesta seu apoio ao movimento estudantil organizado do Centro Acadêmico do curso de Psicologia (CAPsi). Sem consulta à(o)s estudantes, a diretoria apresenta um Termo de Uso do espaço físico, há muito ocupado pelas entidades do movimento estudantil, centros acadêmicos e diretórios acadêmicos, e passa a restringir o acesso ao CAPsi. Após diversas tentativas de diálogo para se chegar a um denominador comum sobre o uso do referido espaço, os esforços se mostraram infrutíferos.
A resposta da diretoria, através de comunicado, é a inaceitável criminalização do movimento estudantil, que apenas luta por direito à livre organização, memória e representação política. Sem o avanço nas negociações, o CAPsi passa a ocupar o espaço como estratégia de protesto e resistência contra as imposições apresentadas no novo Termo de Uso do espaço, problematizando suas cláusulas restritivas que interferem na gestão política das entidades estudantis.
O ANDES-SN repudia o autoritarismo da direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG e exige respeito à autonomia do movimento estudantil da UFMG.
Todo apoio ao CAPsi/UFMG!
Brasília (DF), 10 de dezembro de 2024.
Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional