NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À PROFESSORA LUMA NOGUEIRA ANDRADE E CONTRA O ASSÉDIO MORAL E À TRANSFOBIA QUE VEM SENDO COMETIDOS PELA REITORIA DA UNILAB

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À PROFESSORA LUMA NOGUEIRA ANDRADE E CONTRA O ASSÉDIO MORAL E À TRANSFOBIA QUE VEM SENDO COMETIDOS PELA REITORIA DA UNILAB

Publicado em 18 de Janeiro de 2023 às 11h26

A Professora Luma Nogueira Andrade, docente da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB foi a primeira travesti a se tornar doutora no Brasil. E recentemente a professora foi empossada, após processo eleitoral ocorrido em em agosto de 2022, como Diretora do Instituto de Humanidades da referida instituição. Desde a campanha para a Direção do IH, vários ataques são proferidos contra a professora. Agora no cargo de Direção, a professora Luma tem sido vítima, , por parte da Reitoria da UNILAB, de tentativas de inviabilizar a sua gestão, omitindo informações, reduzindo a equipe de servidore(a)s lotado(a)s na unidade e interferindo diretamente nos atos administrativos da docente.

A transfobia passou a ser considerada crime no Brasil, em 2019, e denúncias têm sido bastante frequentes, incluindo aquelas ocorridas no meio acadêmico, mostrando que temos muita luta ainda pela frente. O ANDES-SN compreende que as políticas de reparação histórica e ações afirmativas, incluindo reservas de vagas, têm contribuído para minimizar a desigualdade social e racial, mas estas ações precisam ser defendidas, ampliadas e referendadas pela comunidade e, em especial, denunciadas quando esta política não for respeitada.

Desta forma, a Diretoria do ANDES-SN declara todo apoio e solidariedade à Profª. Drª. Luma Nogueira Andrade, Diretora do Instituto de Humanidades da UNILAB, ao mesmo tempo em que repudia, veementemente, a transfobia e o assédio moral e institucional da Reitoria, que têm se configuram como perseguição às pessoas LGBTQIA+, assim como desrespeito à democracia universitária.

O ANDES-SN reafirma seu papel no combate contra todas as formas de opressão e humilhação e vem acolher a luta e a atuação da Profª. Drª. Luma. Enquanto houver transfobia e assédio, não haverá democracia.

Brasília (DF) 18 de janeiro de 2023

Diretoria Nacional do ANDES-SN

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences